segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Ivonilton, uma Vida em Grande Estilo

Se pudéssemos definir o professor de português, matemática e inglês, Ivonilton Pivoto em uma só palavra, provavelmente ela seria “estilo”. Através de suas roupas, este santarritense de 36 anos imprime toda a sua personalidade e elegância de uma maneira tal a tornar-se inesquecível. Nesta edição do Empório, Ivonilton conta um pouco de sua vida, suas predileções e seu jeito de ser. Adentre a vida nada convencional deste assíduo frequentador das grandes festas e eventos de nosso país. 
Ivonilton considera suas produções uma forma de manifestação artística. Toda a combinação de peças, adereços e cores fornecem a ele a mensagem a ser transmitida de acordo com sua intenção. Segundo conta, as roupas falam, eliminam as barreiras entre ele e o mundo, criam novas possibilidades. Sua busca está na harmonia do visual e na boa combinação de acessórios. Do sapato, passando pela peruca e pelo chapéu, sua intenção é a combinação perfeita para causar uma ótima impressão nas pessoas. Ele geralmente acerta. Quando chega aos eventos, muitos flashs iluminam os espaços em que ocupa.
Ivonilton conta que está fazendo jubileu de prata em suas produções. Suas caracterizações eram mais simples no início e passaram a ter uma maior ousadia com o passar dos anos. Em um dos eventos, por exemplo, Ivonilton caracterizou-se com asas negras que, abertas, tinham aproximadamente três metros de comprimento de uma ponta à outra. Na sua opinião, de uns tempos pra cá, a cidade passou a oferecer eventos mais sofisticados e novas possibilidades de criação. Também ressalta que a festa à fantasia é um prato cheio para soltar sua imaginação. Seu segredo é não se vestir de personalidades ou objetos, mas criar a própria fantasia para ter a absoluta certeza de que ninguém irá se vestir igual.
Sua inspiração são os eventos, independentemente da festa. Ivonilton procura criar uma composição nova de acordo com a temática. Para ele, cada evento tem sua data, local e horário que definirão a forma como ele irá se vestir. Quanto maior o luxo do evento mais luxuosa é sua roupa. Tudo deve ser levado em consideração quando o assunto é moda.
Afim de que haja sempre bom gosto e elegância em suas expressões, Ivonilton gasta até oito horas para se vestir. Na última festa à fantasia ele iniciou sua preparação às seis horas da tarde e só saiu de casa, já pronto, às duas da manhã, quando solicitou um táxi para levá-lo ao evento.

Há 25 anos ininterruptos, Ivonilton nunca perdeu uma festa na cidade. Ele diz que sempre tem alguém que, por um motivo ou por outro, acabou perdendo alguma festa. Não foi o seu caso. Sua assiduidade foi impressionante em todos esses anos. Além disso, esteve em diversos eventos fora da cidade como: Eco 92 (o único participante santarritense), o show dos Rolling Stones, desfiles de carnaval no Rio de Janeiro (ele já esteve 10 vezes lá), o Balé Bolshoi, duas edições do Rock in Rio, dez reveillon´s consecutivos em Copacabana e outros diversos tipos de eventos.

Quando nós tivemos um jejum de muitos anos nos desfiles de carnaval em Santa Rita, Ivonilton passou a frequentar o carnaval do Rio de Janeiro. Mas ele nunca perde os desfiles do seu bloco do coração, o Ride Palhaço. Em 2008 foi ao Rio para ver o desfile das campeãs. "O carnaval do Rio é o maior show do mundo e não existe nenhum espetáculo na terra que se compare. É a maior manifestação artística e popular do mundo”, ressalta

Quando o figurino pede algo mais formal, Ivonilton procura obedecer às convenções mas ousar nos detalhes. Ele diz que não se sente à vontade em vestir-se como um pinguim em bailes de formatura. Ele busca destacar-se da multidão para não ser mais um e ser notado em meio àquela massa homogênea. Seu  segredo é usar a base “Black tie” mas sobressair ao estilo formal através da variação de acessórios. Em um dos eventos, eles lançou mão de um cachecol totalmente trabalhado, que ia até os pés. Isso trouxe elegância e destaque ao visual que vestia, tornando-se chique pela diferença.

Ivonilton busca a elegância acima de tudo. Não quer quebrar paradigmas. O rapaz preocupa-se muito com o conjunto. Sua palavra de ordem é “elegância” e sua proposta é buscar o destaque através do bom gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário