segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A Galeria de Celebridades da "Casa do Beto"

O amigo Beto em frente e a Galeria dos Famosos que frequentaram seu restaurante.
Galeria das Celebridades

Algo que sempre me chama muito a atenção, todas as vezes que visito o Restaurante “Casa do Beto II”, é a sua galeria de fotos, repleta de celebridades dos mais variados gêneros. O espaço, que ocupa uma enorme parede do estabelecimento, possui imagens de diversos artistas, políticos e esportistas que passaram pelo renomado restaurante, em suas visitas à Santa Rita do Sapucaí.
Guilherme Arantes e Beto
O freguês tem sempre razão

Segundo nos contou Beto, o atual prédio, localizado às margens do Sapucaí, foi construído para atender a um visitante ilustre. Quando Aureliano Chaves veio à Santa Rita para receber uma homenagem, foi solicitado a Beto que servisse a refeição em outro recinto, por julgarem que o estabelecimento antigo era muito modesto. O proprietário, por sua vez, não se fez de rogado e construiu um novo prédio, especialmente para atender a comitiva do importante homem público.
Rá!!! Thomas Green Morton lança faiscas no restaurante inteiro.
Ra!!!

Mesmo antes de inaugurar a “Casa do Beto II”, as visitas de celebridades já aconteciam. Na década de 80, era comum o famoso paranormal, Thomas Green Morton, vir relampejar em seu restaurante. Segundo Beto, quando Thomas chegava perto da ponte nova, já era possível sentir a forte flagrância de Alfazema que emanava por todos os seus poros. O perfume que o paranormal “vazava” era tão forte que alguns fregueses até chegavam a reclamar. O momento mais incrível era quando saía a refeição: voava flash para tudo que era lado. Quando pagava a conta, o cheiro de Thomas impregnava as notas e demorava anos para desaparecer. Em uma de suas visitas, veio também Babe Consuelo (ou Babe do Brasil). Naquela época, a cantora sempre viajava ao Sul de Minas para peregrinar na fazenda de Thomas e, vez ou outra, o acompanhava até o Restaurante do Beto.
Santarritenses ao lado do galã Batoré.
É bonito ser feio?

Outra celebridade que deu o ar da graça  (ou seria desgraça?) no Restaurante foi o comediante Batoré. Em sua visita ao disputado estabelecimento, ao saber que a filha de Beto era sua fã, Batoré fez questão de acordá-la para tirar uma fotografia. Duvida? A foto tá lá!
Quais, Quais Quais... Demônios da Garoa também tem bom gosto culinário.
As convenções

Dentre as indas e vindas de famosos pelo restaurante, um fato causou certo constrangimento. Por coincidência, dois partidos rivais da cidade decidiram realizar suas convenções no mesmo dia, na mesma hora e no mesmo local! Até o então governador Eduardo Azeredo estava presente e não conseguiu esconder a saia justa diante da situação. Para quebrar o gelo, Beto convidou todos os políticos para deixarem de lado as diferenças e posarem para uma foto. O dia em que conseguiu misturar água e óleo foi imortalizado pelas lentes do comerciante, que faz questão de sempre ter uma boa câmera fotográfica debaixo do seu balcão para não perder nada que acontece por ali.

O sósia de Guarabira

Outro fato muito curioso aconteceu durante a visita dos músicos “Sá & Guarabira”. Beto circulava sossegado pelo local, até que levou um grande susto ao ver um dos cantores. Ele nunca tinha reparado, mas era idêntico ao Guarabira! Por outro lado, o cantor, ao ver o comerciante, também não conseguiu disfarçar a surpresa e quase caiu da cadeira. Quando o proprietário do Restaurante se apresentou aos músicos, “Sá” até quis pegar seu contato. Ele teria um bom substituto para o parceiro musical, caso algum imprevisto acontecesse.
Adriano Morais ao lado dos não menos famosos Tito e Beto.
Exigências de Mega Star

Ao perguntarmos a Beto, quais celebridades foram mais excêntricas em seus cardápios, ele não exitou: Fafá de Belém e Fábio Junior. Ele não lembra exatamente quais foram os pedidos dos artistas, mas conta que suas exigências, nada convencionais, deixaram as cozinheiras de cabelo em pé.

Figuras em rotação

Beto nunca retira um quadro de sua parede, caso o artista caia no esquecimento. Afinal de contas, freguês é sempre freguês. As únicas fotografias que ele precisou retirar de sua valiosa galeria foram as dos casamentos que acabaram não dando certo. Em um deles, Beto não tinha nem buscado a moldura na vidraçaria e já recebeu um telefonema pedindo para que o quadro não fosse colocado. Fazer o que, né? Ele bem que tentou.
Todo mundo louco por um autógrafo de Sílvio Brito
Um fato inacreditável

Dentre as histórias mais incríveis acontecidas no local, uma delas marcou para sempre a vida dos frequentadores da casa. Em uma noite de sábado, o restaurante estava cheio, com as mesas lotadas e repletas de famílias quando uma visitante ilustre parou tudo ao realizar sua entrada triunfal.

Ela chegou até a porta principal, fitou cada um dos fregueses, encontrou uma mesa em que havia apenas um distinto senhor sentado, e não pensou duas vezes em atravessar o corredor e se sentar, sem cerimônia, ao seu lado. Como quem não quer nada, a famosa artista pegou um copo americano sobre a mesa, encheu de cerveja, fez um brinde aos visitantes e virou de uma só vez. Talvez aquela cena não fosse tão surpreendente, caso tivesse sido realizada pela Madona ou por Aracy de Almeida. O fato foi que a celebridade ali presente era, nada mais, nada menos, do que uma macaca que havia fugido de um circo instalado ao lado do restaurante e adentrado o recinto em busca de diversão. Alguns minutos depois, entrou também o adestrador que pediu desculpas ao freguês, pagou as biritas da macaca e saiu depressa do recinto. Não antes que Beto pegasse imediatamente sua câmera e gravasse aquela cena para a posteridade. Fez bem. Afinal de contas, se ele contasse, você acreditaria? Nem eu.

(Carlos Romero Carneiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário