quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Erasmo Cabral e a crise de 1929

Em 1929, o Brasil foi vítima da maior crise econômica de todos os tempos, que ficou conhecida como “A queda do café”. A cafeicultura que, até então, era responsável por nossa principal produção agrícola, tivera sua cotação reduzida a zero e arruinou muitos produtores da época, dentre eles “Erasmo Cabral”. Conheça a seguir o drama de um homem e como esse fato influenciou a vida de nossa cidade.
O grande empreendedor Erasmo Cabral (Terno branco e Chapéu), ao lado de um dos times que patrocinava. Hoje, o Estádio da cidade tem o seu nome.
Tempos Modernos

Com o final da Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos tiveram um incrível crescimento econômico. De maior devedor do mundo, os americanos passaram a ser os maiores credores, uma vez que fizeram empréstimos tanto aos países aliados quanto aos derrotados. A produção americana vivia um tempo de glória. A indústria e a agricultura, produziam em uma escala nunca vista antes, mas os salários não cresciam na mesma proporção.

Assim que os países europeus começaram a se recuperar, diminuíram o consumo dos produtos americanos. Por este e outros motivos, mesmo com um intenso incentivo ao consumo, as vendas despencaram e, prevendo o declínio da produção, muitos investidores começaram a vender suas ações. Naquela ocasião, a região sudeste do Brasil produzia, sozinha, cerca de 60% do café consumido no mundo.
Família de Erasmo Cabral com a sociedade santarritense em pic-nic.
Em 1927, os produtores pareciam não dar importância ao fato de que ocorria uma queda no consumo de produtos agrícolas e continuaram aumentando a produção, de forma desenfreada. Em consequência da oferta gigantesca de ações sem compradores, no dia 24 de Outubro de 1929, a bolsa de Nova York quebrou e levou o mundo inteiro. A cotação do café despencou e muitos produtores rurais brasileiros viram-se, da noite para o dia, com um estoque gigantesco de um produto sem valor. Dentre eles, o Coronel Erasmo Cabral.

Erasmo Cabral

Erasmo Cabral era um dos maiores cafeicultores locais. Construiu sua fortuna através da lavoura do café e da produção do leite que era usado na fabricação da famosa “Manteiga Jurandy”, que levava o nome de sua filha e que tinha um consumo disputadíssimo no Rio de Janeiro.

O grande produtor também negociava a produção dos fazendeiros locais e através de um convênio com a famosa firma Leon Israel Agrícola, passou a exportar café através de um estabelecimento comercial que mantinha no Porto de Santos.
Jurandy Cabral, Rainha dos Estudante e madrinha de um dos times locais.
Tudo corria às mil maravilhas. Da Serra do Paredão, o grande homem de negócios movimentava uma incrível fortuna. Em sua fazenda havia escola, fábríca e até uma bomba de gasolina usada para abastecer o primeiro automóvel da cidade. A prosperidade era crescente. Jurandy, filha do empresário, foi coroada Rainha dos Estudantes - o grande sonho das meninas da época - e se preparava para frequentar a alta sociedade santarritense. 

Em questão de horas Cabral viu seu império ser dizimado. Da noite para o dia, a próspera família ficou apenas com a roupa do corpo. No auge do pânico, o empreendedor procurou o Banco do Brasil para apresentar a descrição de todos os seus bens: a Fazenda do Paredão, a Fazenda Aliança, todo o gado, uma fábrica de manteiga, uma máquina de café, implementos agrícolas, um armazém de café, uma residência na praça Santa Rita e uma mansão que, ao final da construção, seria a moradia da família Cabral. O objetivo da prestação de contas era o rateio dos bens para serem divididos entre os seus credores. José Cabral, filho de Erasmo Cabral, conta que jamais teve coragem de manusear qualquer documento referente ao episódio. O duro golpe do destino marcaria para sempre aquela família.
Fábrica das famosas Manteigas Jurandy.
"A esposa de Erasmo, conhecida como Bidi, por certo aturdida pelo drama que se abateu sobre a família, haveria de encontrar forças para enfrentar todos os percalços que lhe haveriam de atribular a vida. Outro filho, Losi, que era sentimental por excelênca, muito bom e trabalhador, foi embora contrafeito para, algum tempo depois,  voltar novamente a visitar os produtores de café para propor novos negócios."
Festa Junina da sociedade satarritense, na Fazenda do Cel. Erasmo Cabral.
Haydee Cabral, Filha de Erasmo, conta que um dos motivos da família ter conseguido se reerguer foi porque seu irmão, José Cabral, tornou-se um dos maiores advogados do país. Segundo relata, os famiilares conseguiram dar a volta por cima, ajudando-se mutuamente. A caçula também contou que o pai faleceu muito cedo. Erasmo Cabral, que era portador de diabetes, teve uma grande queda em seu estado clínico, após a falência, morrendo aos 54 anos de idade.

Glorinha Moreira, conta como foi o drama da família Cabral na época:

“Hoje, 14 de Janeiro, foi o dia da Reunião dos advogados do Sr. Erasmo. Tem 20 advogados na terra e a reunião foi ao meio-dia. A falência do senhor Erasmo ficou resolvida do melhor modo. Entregaram tudo ao titio Chiquinho Moreira para, no prazo de um ano, ele fazer o que achar melhor com a fazenda e os cafés que estão nas suas casas de Santos. Isso é tudo o que ele tem. Sua mãe e seus irmãos foram embora quinta-feira, dia 16.”
(Carlos Magno Romero Carneiro)


6 comentários:

  1. E complementando, na cidade de São Paulo, muitos poderosos "Barões do café" terminaram pedindo esmolas enfrente as mansões que antes da crise eram de suas propriedades. A crise de 1929, não só gerou toda essa turbulência econômica como teve reflexos imediatos nos rumos políticos do país, sendo de suma importância para a queda da chamada República "Café - com - Leite", em 1930, entre outros fatores,obviamente. Na época da crise os coronéis que mandavam e desmandavam na política nacional, não puderam usar o dinheiro público para salvar muitos deles da falência com havia ocorrido em outra grande crise do café, em 1904, porque a crise de 1929 foi de uma gravidade sem tamanho. E pelo jeito a coisa não mudou muito, pois estamos sempre vendo dinheiro público sendo usado para salvar banqueiros falidos. É o Brasil.
    Abração.
    Prof. Anderson ( EE"Sanico Teles")

    ResponderExcluir
  2. o saite é ótimo. ameiiiiiiiiii. ass: eu mesma

    ResponderExcluir
  3. esse saite doi nós olhos. você é do palmeiras? NADA CONTRA TÁ?

    ResponderExcluir
  4. Não sou palmeiras não... Terror horror de futebol... rsrs Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Meu querido Bisavó Erasmo, te amo, meu grande empreendedor e eterna inspiração. Beijos...

    ResponderExcluir