terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Coral da Hungria abre temporada 2011 do Programa Inatel Cultural

O coro Collegium Musicum Jaurinense, de tradição beneditina, é marcado por composições do século XVII.
O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, dando início à temporada 2011 do seu Programa Inatel Cultural, apresenta no dia 1º de março o Coral Collegium Musicum Jaurinense, da Hungria. Com entrada franca o concerto tem início às 20h30, no Teatro Inatel.

Formado por alunos do Colégio Interno Beneditino Gergely Czuczor, em Györ, o coral já realizou turnês na Itália, Espanha, Brasil, Bélgica e França. Atualmente possui 80 membros, mas excursiona somente com especialistas sem cunho profissional e visa a excelência nas peças do século XVII, uma tradição de quase 400 anos do colégio fundado pelos jesuítas e da Igreja Beneditina de Santo Inácio.

O programa é constituído por oratórios de Giacomo Carissimi (1605-1674) – como “Abraham et Isaac”, “Jephte”, “A Ceia de Balthazar”e “Liber Prophetae Job”; as missas “Concertata” (de Carissimi) e “Tre Voci” (de Lotti); “Lauda Sion” e “Salve Regina” (de Claudio Monteverdi); “Passio Secundum Matthaeum” e “Venite Sitientes” (de Tomás Victoria); além de canto gregoriano e obras do folclore húngaro.

Este é o único coral da Hungria que pode ser considerado sucessor de todos os corais de meninos e de orquestra de câmara das igrejas húngaras do período compreendido entre o século XVII e o ano de 1948. Sua origem foi em 1628, quando os Jesuítas de Györ foram responsáveis pela fundação do Chorus Colegii Jaurini. Reestabelecido em 2002, depois de ter sido interrompido pelo regime comunista em 1948, o grupo atua na pesquisa histórico-artística de música renascentista e barroca dos séculos XVI e XVII, edição de obras do período, prática de canto polifônico, orquestra de câmara e canto gregoriano.

Serviço:
Inatel Cultural apresenta Coral Collegium Musicum Jaurinense, da Hungria
Dia 1º de março, às 20h30m
Teatro Inatel ( 820 lugares ) – Santa Rita do Sapucaí – MG
Entrada franca - ingressos distribuídos com meia hora de antecedência
Informações: inatelcultural@inatel.br

Um comentário:

  1. Espetacular!
    Se eu tivesse na terrinha nao deixaria passar essa.
    Ainda mais de graca!
    Facamos muita forca para divulgar, prestigiar e apoiar a Prodarte e Coral do INATEL por mais essa iniciativa maravilhosa.
    Nao e toda cidade do tamanho de Santa Rita que tem o privilegio deste tipo de espetaculo, em uma casa maravilhosa e gratuitamente.
    Parabens por este post, e principalmente parabens a Puiu, Tia Te (minha mae) e Malu por mais essa conquista!
    Cultura pra nossa cidade – precisamos disso!
    Abracos
    Marquinhos

    ResponderExcluir