segunda-feira, 18 de abril de 2011

Foxconn é alvo de denúncias de trabalho escravo

Maior fabricante de equipamentos eletrônicos do mundo, a Foxconn, que anunciou investimentos de 12 bilhões de dólares no Brasil, é acusada de maus tratos aos funcionários.

A Foxconn deve passar de 1 milhão de funcionários neste ano. A empresa é acusada de maus tratos aos funcionários na China.

Um dos melhores exemplos do vigor econômico chinês, a Foxconn é o maior fabricante de produtos eletrônicos do mundo e cresce em rito acelerado. Por suas fábricas, passam produtos de marcas como Dell, Nintendo, Microsoft, Apple, HP, Nokia, Samsung e Sony. Mas a empesa também é alvo de acusações de maus tratos aos funcionários. No ano passado, 18 deles tentaram suicídio e, desses, 14 morreram.

No Brasil, a Foxconn tem instalações em Jundiaí, Indaiatuba e Sorocaba, no estado de São Paulo, e também em Manaus e em Santa Rita do Sapucaí (MG). Entre seus clientes no país, estão Sony, HP e Dell. Até novembro, segundo o ministro Mercadante, a empresa deverá fabricar também produtos da Apple, como o iPad 2. A produção do tablet deve ser feita em Jundiaí, a 50 km de São Paulo. 

Suicídios e maus tratos

A Foxconn vem sendo alvo constante de denúncias de maus tratos aos funcionários. O que se sabe é que, como acontece em outras indústrias chinesas, as jornadas de trabalho em Foxconn City são longas e os salários são baixos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário