terça-feira, 28 de junho de 2011

Saiba como Santa Rita do Sapucaí virou cenário da série Brilhante F.C.

A história da série Brilhante Futebol Clube, produzida pela Mixer, é um dos assuntos que tem movimentado a comunidade virtual “Santa Rita do Sapucaí”  com mais de 8.000 membros no Orkut e funciona como uma espécie de catalisador da vida social da região. “Muitos santarritenses que moram fora da cidade e assistem a série sempre falam da alegria em ver uma história ser contada na cidade em que eles nasceram. Tenho visto muitas pessoas da cidade comentarem cenas que viram no dia anterior também. Daqui já saiu Presidente, Governador, Senador, Ministro, Deputado e até jogador da seleção. Agora um seriado para a televisão!”, conta Carlos Romero, administrador da comunidade e responsável pelo “Empório de Notícias”, jornal e blog que discute a vida na cidade mineira. 

A escolha de Santa Rita do Sapucaí como cenário da série foi a dedo. “Queríamos uma cidade pequena mas que tivesse alguma ligação com a tecnologia. O objetivo era mostrar o cotidiano de jovens que se encontravam ali e construíam um elo de amizade. Encontramos tudo isso em Santa Rita do Sapucaí. Tivemos que evitar as imagens dos prédios, valorizar a natureza para que ela parecesse um pouco mais bucólica e enfatizar o que a cidade tem de melhor: suas indústrias e escolas com foco em eletrônica”, afirmou um dos idealizadores da série, Kiko Ribeiro.

Transformar a cidade em um set de filmagens não foi nada fácil. A produção ficou três meses no local pesquisando as locações que viraram cenários para as personagens. “Quando chegamos lá sentimos uma certa desconfiança dos moradores que não sabiam o que a gente estava fazendo. Tirávamos muitas fotos para pesquisa. Fizemos um trabalho intenso na rádio local, tivemos o apoio da Prefeitura e aos poucos, todos foram se acostumando com a nossa presença e até nos ajudando nas gravações”, afirmou Kiko Ribeiro. Segundo Carlos Romero, “no período das filmagens, sempre que a equipe chegava, a população já começava a ficar inquieta e todos queriam saber o que estava acontecendo. Em um dos takes, captados perto da minha casa, lembro que meus vizinhos se sentaram à beira da calçada, saíram nas janelas e se reuniram para conversar sobre as cenas. Um deles, até foi em casa pegar uma câmera para gravar a movimentação”.

Conheça as principais locações utilizadas na série Brilhante Futebol Clube
Casa da Rita – O objetivo era achar uma casa grande, com arquitetura da década de 50 e que pudesse ser ocupada completamente já que muitas cenas aconteceram lá. A equipe encontrou a tão desejada casa próxima a uma rodovia com todo mobiliário original. Tudo foi usado durante as cenas. “Filmávamos tanto lá que a rua de Rita foi até apelidada de Rua Hollywood”, afirma Kiko Ribeiro. 
Igreja Vale de Cristo – A equipe precisava de uma igreja pequena que servisse como cenário para a evangélica Raquel e sua família. A saída foi alugar um galpão e construir a igreja do zero. Todos os objetos como posters, placas, cadeiras, horários de cultos foram feitos sob medida. Segundo Kiko Ribeiro, a construção da igreja gerou até uma certa confusão no bairro. “Várias pessoas passavam pelo local e perguntavam os horários dos cultos”, confidenciou.
Lan house – Assim como a igreja, a Lan House foi totalmente construída e muitos moradores íam ao local para perguntar quando abriria o novo comércio. O que era apenas uma lanchonete, recebeu toldo, grafite típico da cidade e outros objetos. 
Escola – A opção foi realmente usar a escola da cidade com todos os seus detalhes. Até os uniformes utilizados pelas atrizes foram os mesmos usados pelas alunos. Aliás, muitos deles foram aproveitados como figurantes durante as gravações que aconteciam aos sábados.
Campinho – A equipe contou com o apoio da Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações) que “emprestou” diversos locais para as gravações. Entre eles, o campinho que serviu como palco para o campeonato de futebol, cenas de corredores da escola, provas, etc.

Clique aqui e acesse o blog oficial da Série Brilhante Futebol Clube!

Para participar da comunidade do Orkut, acesse: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=77451

Um comentário:

  1. nossa que saudade dessa série maravilhosa, fui ler esse blog agora em 2022 e me deu uma nostalgia muito grande!!!

    ResponderExcluir