quinta-feira, 15 de setembro de 2011

10 livros que você precisa ler para entender Santa Rita do Sapucaí

Diversas obras literárias foram produzidas em Santa Rita do Sapucaí e merecem ser apreciadas por quem deseja desvendar um pouco de nossa história. Alguns livros foram produzidos na cidade mas dados como fictícios. Outros fazem referências diretas aos nossos conterrâneos e trazem à tona os primórdios do município. A seguir, selecionamos 10 obras sobre Santa Rita do Sapucaí que você precisa ler para conhecer a cultura local.

1) Crônica das Casas Demolidas (Cyro de Luna Dias)

“Crônica das Casas Demolidas” é considerado por muitos o maior romance histórico já produzido em nossa terra. A obra retrata o início da colonização santarritense através da visão do neto de um dos primeiros moradores da freguezia. O fio condutor desta história magnífica é a trajetória das duas casas mais antigas da cidade e a vida de seus moradores que se entralaçavam com as origens de nosso município. O autor, apesar de falecido, continua muito cultuado e os exemplares de sua produção podem ser encontrados em diversos sebos do país.

Link para adquirir o livro 

2) Cartas de Glorinha (Seleção de Marly Fontes)

Esta obra reúne centenas de cartas produzidas por Maria da Glória Moreira, conhecida como Glorinha, enviadas de 1928 a 1949, ao seu futuro esposo Joaquim Barbosa de Figueiredo – o Quinzote. Marly Fontes, filha do casal, reuniu e editou todas as correspondências de sua mãe no decorrer da vida e o resultado foi o mais completo apanhado histórico do cenário local na primeira metade do século XX. Esta preciosidade permite ao leitor conhecer um pouco da intimidade do casal e seus costumes, ao mesmo tempo em que viaja através dos olhos de uma garota que evolui no decorrer de sua breve existência. 

Link para adquirir o livro

3) O Clínico Geral (Doutor Eduardo Adami)

Apaixonado por histórias e lendas que envolvem não somente a cidade, como também sua profissão, o Doutor Eduardo Adami se aventurou pelas veredas literárias e colheu dezenas de depoimentos sobre a história da Medicina em Santa Rita do Sapucaí. Muito bem produzida e também emocionante para quem conheceu as personalidades descritas, “O Clínico Geral” é um rico apanhado de acontecimentos e lendas vividas pelos pioneiros na área médica. Alguns momentos são emocionantes, outros são hilários, mas todos inquestionavelmente imperdíveis. 

Link para adquirir o livro

4) Trem de Manobra e Menino do Balaio (Cônego Carvalhinho)

Produzidas por Carvalhinho, um polêmico cônego que viveu em Santa Rita nos meados do século passado. Duas de suas obras - “Trem de Manobra” e “Menino do Balaio” trazem a trajetória e as confissões de um dos homens mais geniosos e interessantes que a cidade já conheceu. Enquanto “Trem de manobra” desvenda parte da vida sacerdotal do autor, incluindo os anos em que ele esteve por aqui e os acontecimentos da época, “Menino do Balaio” reproduz muitas lendas locais e a história de um de seus aprendizes. 

Link para adquirir o livro

5) Pulando a cerca (Elias Kallás)

Elias Kallás precisou criar diversos nomes fictícios e dar certo brilho às histórias para produzir esta obra que de fantasiosa não tem quase nada. Em 11 contos, o autor reproduz o cotidiano e os fatos pitorescos de sua juventude com uma narrativa hilária e muito bem construída. Tão interessante quanto os causos, é desvendar quem são os verdadeiros protagonistas destas histórias que levam o leitor aos risos em cada uma de suas linhas. 

Link para adquirir o livro

6) Minha Vida (José Cabral)

A biografia do grande Advogado José Cabral tem início na antiga Fazenda do Paredão, propriedade onde seu pai – o todo poderoso Erasmo Cabral – com-prava e vendia grande parte do café produzido na região para, em seguida, vendê-lo aos grandes exportadores. Tais memórias reproduzidas neste livro são relevantes documentos de uma época em que a cidade era alçada e dirigida pelos mais famosos coronéis que hoje dão nome às ruas.

7) A província do Rio Sapucahy (Senador Godoy)

O documento produzido pelo então Senador Floriano de Godoy, em 1887, é um dos projetos mais audaciosos e interessantes já produzidos sobre nossa região. Tal livro, muito raro, chegou às minhas mãos através de Luiz Fernando Almeida (Presidente do Iphan), assinado pelo presidente Café Filho, e mostra o que seria de nós caso o sul de Minas e o norte de São Paulo dessem origem a uma nova província. Além dos estudos detalhados de nossa situação demográfica e das características regionais, o livro apresenta projetos muito interessantes envolvendo a união da produção cafeeira sul mineira com a capacidade de escoamento do litoral paulista. Incompreendido por muitos contemporâneos, as ideias do senador Godoy acabaram guardadas em uma gaveta, mas não deixaram de chamar a atenção.

Barca de Gleyre (Monteiro Lobato)

Quando Delfim Moreira foi governador de Minas, seu interesse por Santa Rita do Sapucaí era tão grande que chegava a escolher grandes personalidades da época para ocupar cargos públicos na cidade e designava excelentes professores para lecionar em nossos estabelecimentos de ensino. Um deles, Godofredo Rangel, era o melhor amigo de Monteiro Lobato e hoje é considerado um dos maiores escritores da literatura brasileira. No tempo em que esteve na cidade, o juiz trocou centenas de cartas com o criador do Sítio do Pica-pau amarelo. As correspondências de Lobato acabaram virando livro e trazem muito da visão que seu amigo tinha de nossa terra. 

Link para adquirir o livro

9) Tudo Começou Aqui (Carlos Romero e Jonas Costa)

Em comemoração aos 50 anos da Escola Técnica de Eletrônica, os fundadores do jornal Empório de Notícias – Carlos Romero e Jonas Costa – se reuniram para retratar o início da revolução educacional que mudou a face do município. Coube ao jornalista Jonas desenvolver os textos e ao publicitário desenvolver a direção de arte do projeto. O resultado foi um livro muito bem construído sobre a obra mais incrível de Sinhá Moreira. Já em 2010, a dupla retornou ao batente para produzir uma revista em comemoração aos 60 anos do Colégio Tecnológico (antiga Escola de Comércio). Novamente, os leitores puderam conhecer as faces de nossa trajetória através de uma ampla pesquisa histórica. 

Link para adquirir o livro 

10) Bilac Pinto, o homem que salvou a República (Murilo Badaró)

Como pode um menino da Rua do Queima ganhar o Brasil e se tornar uma das figuras mais importantes do século XX? A missão de desvendar este mistério coube ao famoso político Murilo Badaró que retratou muito bem a vida do santarritense em sua última produção literária. É incrível descobrir que Bilac ganhou tamanha influência no futuro do país e conhecer seu desafio de fazer com que continuássemos vivendo em uma democracia.

Link para adquirir o livro
 
Faltou alguma obra? Faça sua resenha e envie-nos. emporiodenoticias@hotmail.com

Esta matéria é um oferecimento de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário