segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Abacaxi e Bomba... é o Pronto Atendimento? (Por Ivon Luiz Pinto)

Sempre tive o maior respeito para com o PAM e tenho certeza de que os demais membros da Fundação Santaritense de Assistencia Social, que administra o  Hospital Antonio Moreira da Costa, também têm o mesmo respeito. Durante muitos anos, quase quatro, procuramos melhorias para atender a população  com honestidade e eficiência. Para isso modificamos  condutas, implantamos procedimentos, desligamos profissionais, numa tentativa árdua de fazer o melhor. Alguma coisa porém, emperrava nossos esforços, a verba não saía a contento, o auxilio legal não chegava e o poder público não se manifestava. Eu, particularmente, não entendia a causa de tamanho entrave. O PAM é necessidade vital para a saúde deste e de outros municípios. É o lugar de atendimento direto às urgências e emergências. Os profissionais que aíliatuam estão dispostos a todo tipo de emergência, socorro e resgate. É um outro tipo de serviço. Nunca entendi a razão do desinteresse até que, na Câmara Municipal, o vereador Hudson se manifestou, e aí se fez clareza. "Querem passar o abacaxi. Querem passar a bomba." disse o vereador, referindo-se ao comunicado da Administração do Hospital que devolvia o PAM à Prefeitura Municipal.

Foi como o sol que afasta as trevas e deixa brilhar as cores do Vale. Num gesto solene de político eleito para defender o bem estar do cidadão, com a autoridade de representante legal, ele declarou que o PAM é um “ abacaxi” e uma “ bomba”. Isso ouvi e está gravado nos anais da Câmara Municipal.

Para a população, o PAM é uma necessidade de urgência para alívio de suas dores, mas para ele é apenas um “abacaxi”. Para a população, o PAM é o socorro para seus males, mas para ele é apenas uma “ bomba”.
Então entendi porque não sai verba para o PAM. Entendi porque não há ajuda para ele.  Para o poder público o PAM é descartável, sem interesse e não necessita de atenção e cuidados. E a população? 

9 comentários:

  1. Paula Maria Moreira Capistrano Costa e Silva Rodrigues31 de outubro de 2011 às 13:38

    Sem falar muito eu acho que o dia que os politicos entenderem que propaganda boca a boca rende muito mais do que muita coisa,vai entender que saude e prioridade e que na hora da dor voce e bem atendida e um conforto,portanto dor a gente nao esqueçe,e quem lhe deu o socorro tambem,nao,vao entender que nao precisa gastar tanto com folhetos,campanha,cesta basica etc,nao precisa gastar nada e so se candidatar novamente que ganha.Aqui em SJCaampos temos a UPA unidade de pronto atendimento,voce entra sua espera e conforme a necessidade e grau,oque se for urgencia entra na hora do contrario espera se entre 1 hora,faz todos os exames ali mesmo e ainda sai com todos os remedios gratis na mao.Hoje eu ja fui la com a minha filha ela ficou internada,fez varios exames,ganhou todos os remedios,e se nao melhorar ate amanha volto e nem fila eu fico,sera que precisa de propaganda para eu votar novamente no prefeito daqui?ou sera que vou sempre elogiar e assim fazer propaganda gratuita e verdadeira,pois a voz do povo como se diz e a voz de Deus.Simples assim como a vida deve ser.

    ResponderExcluir
  2. Faço minha a indignação do prof. Ivon, meu velho professor dos tempos de ETE. Bomba é a atual gestão municipal que descuida da saúde.

    ResponderExcluir
  3. Também não entendo o que acontece com Santa Rita no quesito saúde. Sei de vários casos na minha família onde o paciente quase morreu por erro no atendimento, falta de conhecimento, sei lá o que. Inclusive meu pai, que depois de uma semana internado foi levado prá Pouso Alegre pois não conseguiam descobrir o que ele tinha e estava recebendo medicação errada, o que quase provocou nele insuficiência renal e trombose, enfim, foi para P.A e em 3 dias teve alta, saindo de lá ótimo. Trabalho na Superintendência de Saúde de Uberlândia, mais precisamente na área de prestação de contas, analisando as prestações de contas dos recursos recebidos pelos municípios e vejo que não é difícil conseguir recurso do Governo Estadual, basta querer e correr atrás.Inclusive uma vez vi na listagem de municípios que estavam aptos a receber recurso oriundo de uma resolução e constava que Santa Rita do Sapucaí não aderiu ao programa. Portanto, não é por falta de recurso que as coisas aí não andam e sim por falta de comprometimento.

    ResponderExcluir
  4. Parabens Ivon pelas suas considerações. Ninguém melhor que você para relatar o fato com conhecimento de causa.Só mesmo um santarritense por merecimento como o senhor sabe das dificuldades e dos empecilhos do poder público para gerir o dito abacaxi. Fiquei triste porque saiu na frente, comento o assunto em minha próxima coluna Opinião no jornal Vale da eletrônica. Não percam-Armando Lemes
    Grande abraço de seu fã,

    armando Lemes.

    ResponderExcluir
  5. Ronaldo Tibães Simões2 de novembro de 2011 às 06:51

    Caro Professor Ivon, o dia que o trabalho de vereadores não for remunerado aí sim teremos pessoas de bem cuidando da nossa política, No momento eles tão interessado em apenas pegar a grana, imagina se o salários dos vereadores fossem destinados as instituições locais, seria muito aplicado. Por isso que eu não voto em ninguem(só em branco). Todos deviam agir assim

    ResponderExcluir
  6. Tamanha ignorância e despreparo do nobre vereador.

    Foi infeliz. Lamentável...

    ResponderExcluir
  7. Quem sabe ouvindo comentários como este a população aprenda e nunca mais vote em pessoas incompetentes como este vereador que disse tal barbaridade.
    Não podemos esquecer que seu pai usufruiu e ganhou muito dinheiro às custas do HAMC e da população carente de nossa cidade.

    ResponderExcluir
  8. Verdade, ele só foi eleito ás custas do pai que é popular por meio do hospital.

    ResponderExcluir
  9. Professor, parabéns pelas suas palavras.....

    O "abacaxi" de uns é essencial para outros. Isso é uma amostra dos absurdos.

    Que suas palavras façam as pessoas abrir os olhos e que alguns tomem vergonha.

    ResponderExcluir