sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Como surgiu o Bloco do Urso

O Bloco do Urso começou com uma brincadeira entre amigos.
 No início, a turma que mais tarde organizaria o Bloco do Urso não passava de um pequeno grupo de amigos que queriam se divertir. Naquela época, os garotos se intitulavam a “Turma do Kid Formiga” e sempre se encontravam depois das aulas, na praça da cidade.

Em 1998, o grupo decidiu participar de um concurso promovido pelo Santa Rita Country Clube que premiaria a torcida mais animada do carnaval daquele ano. No momento da premiação, aconteceu uma situação, no mínimo, inusitada: como os integrantes da “Turma do Kid Formiga” eram todos menores de idade, o prêmio anunciado, uma caixa de cerveja, teve que ser substituído por um engradado de guaraná sem gelo. Não era bem o que esperavam os meninos, mas eles passaram o carnaval todo enchendo a lata de refrigerante nas arquibancadas do clube.

No ano seguinte, os amigos mudaram o nome do grupo para “Turma do Urso,  criaram uma camiseta em silk-screen e retornaram novamente ao clube para mais um embate de torcidas. Naquele carnaval, o prêmio não era mais cerveja, mas um gigantesco troféu comprado no Varejão. A molecada do Urso ficou tão impressionada com a importância do prêmio que, antes mesmo de descerem do palco, já começaram uma disputa para ver quem ficaria com o troféu. Cinco minutos depois, a valiosa peça dourada já estava quebrada em 5 ou 6 partes que nem o inacreditável super bonder deu conta de restaurar.

Em 2000, a mais terrível enchente já vista em Santa Rita deu um banho de água fria na turminha que não via a hora de fevereiro chegar. Como a cidade ficou completamente deprê pelas perdas causadas pela invasão do rio Sapucaí à terra natal do João Onça, naquele ano eles decidiram ficar de fora do carnaval.

Como o grupo havia perdido o pique por conta do desanimado carnaval do ano anterior, a Turma do Urso não agitou tanto em 2001, como nos outros anos. Apenas criaram uma camiseta e se reuniram para um dia de festa.
Os empresários, responsáveis pela organização, trabalham o ano todo para os quatro dias de evento.
Em 2002, a mulherada começou a chegar junto e tomar conta do pedaço. Na festa daquele ano a turminha ganhava a adesão de 60 meninas que curtiram a baladinha e, literalmente, vestiram a camisa do bloco. Dentre as celebridades presentes estavam, nada mais, nada menos que Sandy, Juliana Gimenes e Ivete Sangalo. Peraí, eu explico: a diversão deles era passar pelas lojas da cidade, pedir os displays de publicidade com as famosas cantoras em tamanho natural e usar os papelões recortados como alegorias carnavalescas. Depois daquele espetáculo, o bloco nunca mais foi o mesmo. O Urso começava a ganhar notoriedade e a procura pelos ingressos era cada vez mais disputada entre os foliões da metrópole santarritense. Com o aumento na demanda, eles decidiram fazer daquela festa um empreendimento de sucesso.
Quatro dos sete organizadores do Urso com o vocalista do Inimigos da HP, que estará presente também em 2012.
Com a profissionalização, os organizadores do bloco contrataram uma escola de samba da cidade e começaram a promover diversos ensaios. A quadra do bloco era debaixo da ponte nova - lugar ideal para que a turma fugisse da chuva e aprendesse alguns macetes de instrumentação com os sambistas do morro do sabão. Para o desfile de 2003, a seleção de músicos foi rigorosa. Tão rigorosa que só foram escolhidos pra tocar os próprios músicos contratados. A turma do Urso teve que se contentar mesmo em dançar e bagunçar o coreto.

No ano de 2004, o fato mais curioso aconteceu na quarta-feira de cinzas. Quando os organizadores se encontraram para comentar sobre o sucesso da festa, um deles comunicou o restante do grupo que tinha providenciado algumas faxineiras para realizarem a limpeza do salão. Nesse momento, um deles entrou em pânico. Seu Rottweiller, considerado um capeta em forma de cão, estava solto dentro do local e poderia colocar em risco a vida das pobres senhoras. Eles correram imediatamente ao local e, quando lá chegaram, presenciaram uma cena inacreditável: o cão estava morto de bêbado, esticado na pista, enquanto as filhas de uma das faxineiras pulava em cima de sua barriga. Por sorte, o danado do cachorro era chegado a uma cerveja e tinha passado a manhã inteira lambendo o chão. Azar pra ele, sorte para as faxineiras.
Ninguém imaginava que o evento faria de Santa Rita do Sapucaí o melhor carnaval de Minas Gerais.
 A bateria do Bloco do Urso seguiu a todo vapor até o ano de 2005, quando o número de foliões já passava de mil e eles tiveram que alugar um local para eventos, conhecido como Espaço Alternativo. Desde então, eles trouxeram pela primeira vez para a cidade um trio elétrico profissional que mudou a cara do evento. Aliás, foi ali que eles perceberam que a brincadeira tinha alcançado vastas proporções. Nos anos seguintes, o número de foliões passou a crescer exponencialmente. A medida em que o evento se tornava um negócio, os organizadores, acabaram perdendo a liberdade de se movimentarem e passaram a ocupar pontos estratégicos a fim de que a festa acontecesse como haviam previsto. O Bloco do Urso havia se tornado um empreendimento de responsa. (Por Carlos Romero)

Visite o site do Bloco do Urso e conheça as atrações de 2012

Oferecimento:

7 comentários:

  1. Esse sucesso é resultado de muito esforço e dedicação!
    Parabéns para esse garotos!
    São 10!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal essa reportagem. Mostra esses meninos como grandes empreendedores e amigos. Parabéns! Eles merecem!
      Lorena.

      Excluir
  2. E quando vai acabar essa porcaria, que enche bem o saco dos moradores perto da CIDADE DO URSO.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom msm esse super carnaval....eu fui capa do jornal no carnaval de 2008, estava visitando a cidade...Foi um carnaval e tanto!!!!

    ResponderExcluir
  4. Acho legal. Só que eles perderam a noção dos preços. Nem na Bahia o carnaval é tão caro.

    ResponderExcluir
  5. ta baaum viu.....fala para mim onde que na bahia vc curti 4 dias de festa, com bebida liberada que eu vou comprar na hora, pois o preço não ta caro não, ta justo....kra entra no sites da bahia e ve os preços dos blocos, la nao tem bebida, só te da o direito de entrar atras do trio e curtir....nao tem bebida, nao tem banheiro, nao tem comida....se informe antes....quanto ao outro que pediu para acabar logo, não se preocupe não, são só 4 dias de mjuita festa e curtição....bloco do urso 2012 nos veremos lá...abraços

    ResponderExcluir
  6. O Kid formiga tinha meninas tambem, tinhamos camiseta, so nao participavamos do churrasco, mas da folia da praca, do clube, do trofeu, estavamos todas juntas no inicio, e temos muito orgulho dos meninos e boas lembrancas da epoca! Kid Formiga tambem fez historia na cidade.

    ResponderExcluir