sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Conheça um pouco da trajetória da querida professora Célia Amaro

Amor pela educação

Célia Amaro Bernardes Savino atua como professora há 47 anos. O início da sua carreira aconteceu em uma escola rural da Cachoeirinha e, desde então, nunca mais parou. Sua chegada na ETE FMC aconteceu em 1981, a convite do Padre Raul: “Ao substituir uma professora de Geografia, ele insistiu para que eu lecionasse, mas eu disse que ficaria apenas dois meses. Estou aqui até hoje!”.

Depois de 31 anos trabalhando na ETE, Célia Amaro deu aula a praticamente todos os atuais professores da ETE FMC: “Antônio Marcos, Mury, Alexandre, João Taero... foram todos meus alunos”.

Em todo esse tempo, muitos fatos pitorescos marcaram sua carreira. Em um deles, durante a Festa de Santa Rita, notou que um aluno havia virado a noite na gandaia e pegou no sono durante a sua aula. Quando a aula terminou, a professora de Geografia acabou esquecendo do menino e fechou a sala. Só de noite foi que ela se lembrou e pediu para o senhor Joaquim abrir a sala.

Ao perguntarmos sobre o momento mais feliz na carreira desta grande professora, ela contou que foi ser ao escolhida paraninfa do Ensino Médio da ETE, em 2010. “Para mim foi uma alegria muito grande ter sido lembrada, depois de tanto tempo. Eu já havia sido paraninfa em outros colégios em que lecionei, mas aqui foi a primeira vez”.

Sobre o momento mais triste, ela recorda-se do falecimento do Padre Raul: “Eu participei de suas duas gestões e tínhamos uma grande amizade. Como ele gostava muito de computadores, toda vez que encontrava algo novo sobre Geografia, queria que eu visse. Senti muito a sua morte”.

Com toda essa energia, Célia Amaro não parou no tempo e procurou se especializar em diversas áreas. No decorrer da carreira, formou-se em Geografia, Pedagogia e Direito e lecionou em diversas faculdades: “Lecionei Direito e Geografia em São Lourenço, Itajubá e Pouso Alegre. Também fui diretora da Escola Estadual Sinhá Moreira” – conta.

Apesar de já estar aposentada pelo Estado, a professora diz que trabalha por gostar e confidencia: “É aqui na ETE que eu me realizo e dou significado à minha vida. Eu amo o que faço”.

Para Célia, é motivo de muito orgulho ver seus alunos passarem nos vestibulares e, para isso, procura estar sempre atualizada. “Precisamos colocar o aluno no contexto e, para isso, é nossa obrigação estar sempre por dentro do que acontece no mundo. Quando chegam os exames do ENEM, alguns até brincam que quem criou a prova fui eu. Isso me dá orgulho!”.

A esta querida professora, que educou centenas ou talvez milhares de jovens nesses 31 anos de carreira, toda a nossa estima e admiração. Que estes anos dedicados à educação se estendam e que ela colecione ainda muito mais histórias e conquistas em sua tão profícua carreira. Em nome de todos os alunos, ex-alunos, professores, diretores e funcionários da ETE FMC, o nosso muito obrigado!
 (Carlos Magno Romero Carneiro)

Oferecimento: 

2 comentários:

  1. Que linda homenagem!
    Que exemplo de educadora!
    E que alegria saber que um dos momentos mais felizes de sua vida tenha sido o convite pra ser Paraninfa da turma de 2010 do Ensino Médio da ETE!( Minha filha estava lá! Ela amava suas aulas e fala disso até hoje! ).Por isso e por tudo que transmitiu a mim, a meus irmãos, a minha filha mais velha e hoje à minha caçula, o meu muito obrigado!
    Deus conserve esse amor e dedicação que a senhora tem pela educação!
    Com carinho!
    MJ

    ResponderExcluir
  2. Professora Célia Amaro parabéns pela homenagem.
    A senhora merece, realmente um exemplo de educadora.
    Fernanda

    ResponderExcluir