quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O desabafo de um apaixonado pelo Ride Palhaço

Os Blocos mais tradicionais de Santa Rita sempre tiveram uma rivalidade incrível. Em seus mais de 70 anos de tradição, são inumeráveis as formas que tais agremiações encontraram de competir entre si e, ao mesmo tempo, se complementarem. A rivalidade de ontem, deu lugar a um adversário em comum: a falta de visão daqueles que não conseguem enxergar o valor cultural de dois grandes grupos e que negam o apoio ao que nossa comunidade tem de mais genuíno. A ideia para este espaço era mostrar a rivalidade entre os blocos. Quando o Empório pediu aos amigos do Ride que criassem um texto em que falassem sobre um ano que, sem qualquer disputa ou premiação, seu Bloco tivesse sido vencedor, recebemos de volta um lamento triste e emocionante. Trata-se de um pedido feito por Mário Iemini, fiel entusiasta do Ride, mas que reflete também o sentimento dos trabalhadores dos Democráticos: que os desfiles dos Blocos voltem a ser na Praça. Acompanhe a emoção o desabafo do colunista nas linhas que apresentamos a seguir:
Será o fim?

Lembro-me como se fosse hoje dos artigos de Dona Nadir Azevedo sobre as noites de desfile do Bloco Ride Palhaço. Sabia, como ninguém, procurar detalhes para elogiar o bloco amado. Que saudades! Agora, me vejo como que perdido num jogo de empurra, sem saber ao certo o que falar sobre nosso carnaval. Um carnaval que completa, em 2012, 78 anos de existência e que, ultimamente, está com os dias contados. É claro que tudo acaba, mas é triste a forma como está se perdendo nosso folclore em meio à transformações que não são necessárias, como medida de sobrevivência.
Sinceramente, qual o problema de se desfilar três noites no centro da cidade? Rever o Ride Palhaço de um lado da Praça e o Democráticos do outro? A energia contagiante do povo a gritar, as sacadas e janelas enfeitadas, o morro do “Zé da Silva” iluminado, as ruas livres de barracas e pessoas mal intencionadas. Não é uma crítica sobre nenhuma administração. É apenas o modo como vejo as coisas e a forma como se acabam.
Minha família sempre esteve envolvida com o Ride Palhaço, há muitas gerações, desde os carros alegóricos que eram feitos no barracão dos meus tios-avós, Dona Nina e Sr. Ferreira, até hoje em minha casa, na casa de minha avó e tias, confeccionando alegorias e fantasias. O Ride Palhaço sempre foi um sonho que se realizava em todos os carnavais. A casa cheia, o corre-corre, o bloco na rua.
Não tenho como falar de um ano ou de outro, o que era belo, ou o que foi novidade, os infortúnios ou sucessos. Os anos mais marcantes do meu Ride Palhaço, para mim e, com certeza, para muitos, foram os anos em que os desfiles eram na Praça. Aquele teatro ambulante acompanhado de seus aficcionados agarrados ao cordão é que traz à memória de como era bom nosso carnaval, a luz iluminando o fundo da matriz e a expectativa do que viria.
Bobagem citar as glórias de Ride Palhaço e dos Democráticos. Quem viu lembra! Um nunca foi nada sem o outro. E agora?

(Mário Augusto Iemini)

Oferecimento:
 
 

11 comentários:

  1. Ótimo texto. Só quem viu lembra como era fascinante.

    ResponderExcluir
  2. Democráticos sem o Ride não é nada. Mas que o Demo ganha toda vez, não há dúvida! Vida longa ao Ride! Eterno segundo colocado do nosso carnaval!
    Lu Adami.

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo plenamente com o Mario!!!
    Como tudo no universo existe um equilíbrio, assim era o nosso carnaval. Não há 1o. ou 2o. colocado e nunca haverá ninguém capaz de classificar o Ride Palhaço e o Democráticos desta maneira. O amor, a energia e a competência de ambos, estão muito acima disto.
    Num carnaval em que se desfila apenas um, é incompleto.
    É como se faltasse a outra metade de um todo!
    Abraços saudosistas!

    Glaubert Ribeiro
    glau.ribeiro@uol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu não tenho mais palavras para dizer o que sinto dentro de mim. Alías prometi a mim mesmo que não falaria mais sobre o tema.
    Só sei dizer que sinto algo vazio quando vejo tais manifestões do caro amigo Mário.
    Quando vejo tais fotos, sou sei dizer que tudo foi um grande sonho. E agora o nosso maior problema é trazer tudo de volta. Será possível, ou não temos mais ambiente para tal? entusiasmo, Idealismo, Sonhos !!! Entre as Fanfarras e os Risos em Cataratas, porque vai sempre passar em nossas mentes Ride Palhaço e Democráticos. Saudações Santarritenses.
    Mauro Cunha Azevedo Neto - www.liajustiniano.adv.br
    mauro@liajustiniano.adv.br

    ResponderExcluir
  5. sou jovem, mas lembro como era bom época de carnaval todos de casa arrumavámos para sair de casa o mais rápido possível para conseguir algum lugar nas apertadas ruas do centro, lembro a magia que era ver os blocos passando, as marchinhas, os hinos, a alegria do povo, dos pobres senhores e senhoras mesmo com idades avançadas, dores e até às vezes acamados, faziam o possível e o impossível para ver com alegria de dedicação os blocos passando.

    Já pude desfilar no Ride, lembro da luta e garra com que os organizadores tinham para no final dar tudo certo e impressionar todo o povo.

    Lembro da praça,sempre lotada todos querendo ajudar a segurar o famoso "postinho de iluminação", da verdadeira exaltação do povo quando o bloco passava.

    Enfim, tudo isso era bom d+, havia a verdadeira alegria.

    Hoje carnaval se resume em prostituição, bebedeira e farra, realmente perdemos o sentido do que é cultura.

    ResponderExcluir
  6. sou jovem, mas lembro como era bom época de carnaval todos de casa arrumavámos para sair de casa o mais rápido possível para conseguir algum lugar nas apertadas ruas do centro, lembro a magia que era ver os blocos passando, as marchinhas, os hinos, a alegria do povo, dos pobres senhores e senhoras mesmo com idades avançadas, dores e até às vezes acamados, faziam o possível e o impossível para ver com alegria de dedicação os blocos passando.

    Já pude desfilar no Ride, lembro da luta e garra com que os organizadores tinham para no final dar tudo certo e impressionar todo o povo.

    Lembro da praça,sempre lotada todos querendo ajudar a segurar o famoso "postinho de iluminação", da verdadeira exaltação do povo quando o bloco passava.

    Enfim, tudo isso era bom d+, havia a verdadeira alegria.

    Hoje carnaval se resume em prostituição, bebedeira e farra, realmente perdemos o sentido do que é cultura.

    ResponderExcluir
  7. Um época boa demais.

    Um carnaval maravilhoso, que curtiamos muito.
    Quarta feira de cinzas ja começavamos a contagem regressiva para o carnaval seguinte.
    Sempre fui Demo, minha mãe Ride.
    Um sem o outro não existe. Não tem sentido.

    Vencedores??? Hoje nenhum, apenas perdedores. Perdemos um dos melhores carnavais de Minas, talvez do Brasil, por que não?

    Infelizmente faltou visão, bom senso e outras coisas mais.

    Uma pena.

    Mamão

    ResponderExcluir
  8. Esse lamúria que grita dentro do peito do Mário Augusto é a mesma que grita dentro das hostes do Ride Palhaço. A tradição com o tempo acaba virando cultura se essa tradição se renova, se atualiza e se faz acompanhar das exigências da atualidade. O RIDE tem procurado esse caminho, basta que se observe a evolução conquistada nos últimos dez anos initerruptos que o bloco se apresentou. O que fica? O que resta? Choro e ranger de dentes. É o que se vê no horizonte atual. Quem sabe se, ainda, Mário, existe alguma chance, do "Acorda SRS" perceber coisas sutis que podem engrandecer essa cidade no campo de alguma das Sete Artes. RIDE e DEMO poderiam criar o slogan " A PRAÇA É NOSSA" e sair por aí buscado os apoios necessários à consolidação dessa tradição que já se transformou em cultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milton! Concordo plenamente e compro também essa idéia do A PRAÇA É NOSSA... Esse ano o prefeito muda. É bom até saber qual candidato a prefeito nos apoia em voltar ao antigos carnavais. Abraço!
      Carlos Romero

      Excluir
    2. Milton! Concordo plenamente e compro também essa idéia do A PRAÇA É NOSSA... Esse ano o prefeito muda. É bom até saber qual candidato a prefeito nos apoia em voltar ao antigos carnavais. Abraço!
      Carlos Romero

      Excluir
  9. Acorda Santa Rita.
    Pois a praça é nossa.
    Com eles ou sem eles
    Vou sair da fossa.

    Vou pular meu carnaval
    Aos pés de minha santa.
    Pois o Ride e o Demo
    Minha fé levanta.

    Com os abraços de um santarritense distante mas presente.
    ivankallas@oi.com.br

    ResponderExcluir