terça-feira, 13 de março de 2012

Caio Nelson acusa Ivan Kallás de atrapalhar o desenvolvimento da Aeronáutica Santarritense

Ivan Kallás, Caio Nelson e Francisco Rezeck
Os Inventores da Rua da Cadeia

Nós morávamos na Rua da Cadeia (Quintino Bocaiúva). Éramos vizinhos do Flávio e do Ronaldo Carvalho. Nossa casa era frequentada por Caio Nelson e por Francisco Rezeck, que eram amigos e colegas de escola do meu irmão, Luiz Roberto Kallás.

Lembro que, certo dia, Caio teve a ideia de cons-truir uma aeronave movida a pedal de bicicleta e a turma foi intimada a concretizar aquela inusitada missão. O que eu não sabia era que aquela engenhoca seria a primeira do mundo e que, invenção igual, só seria criada em 2010, quase 60 anos depois.

Os projetos

Convocados os amigos para a execução da obra, fizeram planos e se prepararam para decolar. Primeiramente, pensaram no morro do cruzeiro, mas temeram que os vizinhos, Naime e Plínio Grilo, vissem a movimentação da aeronave e colocassem tudo a perder. Para piorar, lembraram que os meninos rivais, membros da temida turma do Tomás, poderiam ficar sabendo e melar o audacioso plano. Nada feito. Sobraram duas opções: “Devemos nos jogar do morro do esguicho ou decolar por entre as parreiras do quintal?”. Dúvida cruel. Depois de muita discussão, a se-gunda alternativa prevaleceu e lá foram eles.

Chuva no piquenique

Bem na hora de partir, Ivan – com menos de 9 anos – descobriu o segredo e exigiu direitos de participação. Alguns meninos ofereceram parte dos lucros pela descoberta, mas sua intenção era apenas participar. “Se não deixarem eu ir junto, conto pra mãe e corto a armação de bambu!” Não contente em ameaçar os pilotos, o pequeno Ivan ainda desmanchou os “desenhos técnicos”, pisou no “projetos ultra-secretos” e aprontou um escarcéu.

Em uma reunião de emergência, o grupo de inventores, recalculou o peso, repensou novamente os planos, avaliou as condições do tempo e concluiu que não teriam forças para acionar o aparelho com uma criança (que não alcançava o pedal) a bordo. Por um momento, até pensaram em criar mais dois postos a serem ocupados pelo sargento Ênio Borsato e o Marechal Dito Cutuba, mas acabaram desistindo do feito.

Naquele dia fatídico da década de 50, a primeira aeronave movida a pedal do universo deixou de decolar do pé do esguicho e o amigo Caio teve que se conformar em dedicar-se a projetos mais fáceis, como balões dirigíveis e bombas de efeito moral.
A capital da Aviação a Pedal

Depois de tantos anos, quando olho pra trás, imagino a possibilidade daquela séria brincadeira ter sido real. Enquanto meu pensamento vai às alturas, imagino o que seria de nós caso Santa Rita se tornasse, pelas mãos desses meninos geniais, o “Polo Mundial da Aviação a pedal”. Mas haja Fôlego!

(Ivan Kallás)

Oferecimento:

3 comentários:

  1. Caio
    leio e leio as notícias de SRS aqui. Sai de Santa Rita muito cedo mas a Cida e a Téia dão as noticias. Qto mais velho fico mas quero saber de SRS e das pessoas que conviveram comigo. A nossa cidade não sai de minha cabeça e penso em um dia voltar a morar ai. Primeiro tenho que resolver os problemas familiares (principalmente com as filhas), Continuarei lendo Empório de Noticias e estar informado sobre a minha cidade amada.
    Abs
    Eloi Garcia

    ResponderExcluir
  2. LENDO ESTE ARTIGO QUAL NÃO FOI MINHA SURPRESA EM VER NA FOTO ACIMA MINHA PESSOA ESTAMPADA. NÃO ME LEMBRAVA DESTA FOTO COM IVAN KALLÁS. NÃO ME LEMBRO DO OUTRO JOVEM. ISTO FOI NO SEMINÁRIO SÃO JOSÉ DE STA. RITA. ABRAÇOS. HELIO RAMOS DA SILVA . ADVOGADO/PEDAGOGO/MESTRE EM EDUCAÇÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué Helio Ramos. É vc na foto?
      Passei aqui por acaso e vi seu comentário.
      Não me lembro da foto nem reconheci os amigos. Mal me reconheci.
      Abraços
      Ivan Kallas

      Excluir