quarta-feira, 28 de março de 2012

ETE FMC homenageia Mury, uma peça fundamental no sucesso da escola

Natural de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Carlos Mury soube da ETE FMC por acaso. Já formado no Ensino Médio, ele queria estudar eletrônica e, ao ouvir dizer que a escola de Santa Rita era a que mais exigia do aluno, resolveu conferir. “Quando cheguei em Santa Rita, passei no vestibular do Inatel e no Processo Seletivo da ETE, mas optei pela escola de eletrônica porque queria algo mais rápido e que me desse a oportunidade de colocar a mão na massa” – conta Mury.

Segundo conta o professor de empreendedorismo da ETE FMC, outro fator relevante para ter vindo estudar na ETE foi o fato da escola oferecer bolsas de estudo: “O fato de ter ganhado bolsa foi muito importante porque eu não tinha condições de me manter.”

Mais velho que os alunos que costumavam se matricular na escola, Mury lembra que não conse-guiu se adaptar entre os adolescentes do alojamento da instituição e que preferiu se mudar para uma república de estudantes do Inatel.

Ao se formar na ETE, o rapaz se mudou para Foz do Iguaçu, onde atuou como técnico na Companhia Furnas Centrais Elétricas. Em seguida, trabalhou por algum tempo para o Bradesco, no Rio de Janeiro, até decidir que chegara a hora de fazer Inatel. “Como eu já conhecia a faculdade de engenharia de Santa Rita, decidi voltar e estudar por aqui.”

Em junho de 1986, Mury foi convidado pelo professor Pedro Sérgio para lecionar eletrônica digital na ETE. Como a matéria era uma das mais complexas, não demorou para que o nosso professor fosse visto como exigente pelos alunos e ganhasse fama de “ferrador”. “Não era eu. A disciplina é que era braba...”

Nos anos seguintes, o professor conquistou a admiração de alunos, professores e funcionários e tornou-se peça fundamental nas decisões tomadas pela escola. Por 10 anos, Mury ofereceu suporte à área pedagógica, além de ajudar a implantar o curso de manutenção em equipamentos biomédicos. Outra contribuição do educador foi na integração das aulas práticas às teóricas, projeto que realizou com a participação dos professores Rômulo, Sérgio Bertoloni e Antônio Marcos. “Com este trabalho, algumas matérias se fundiram e a prática foi unida à teoria numa só disciplina. Isso não foi obra exclusivamente nossa, mas ajudamos bem nesse processo.”

Ao ser questionado sobre sua impressão a respeito da ETE FMC, Mury foi bem enfático: “Em termos de formação, não existe escola igual. O grande barato da ETE é a variedade de perfis. As múltiplas culturas, classes sociais e pontos de vista tornam essa institui-ção especial. Para mim, o legal daqui é justamente essa integração.” O professor também conta que quis que suas filhas estudassem na ETE por conta dessa experiência: “Minha filha queria fazer teatro mas, ainda assim, eu quis que ela fizesse ETE para aprender a estudar, absorver novas culturas e ter essa formação que considero incrível.”

Alexandre Loures Barbosa, Diretor Pedagógico da ETE FMC fala sobre a importância de Mury para a ETE FMC: “Ele sempre foi um grande colaborador nos momentos mais difíceis da instituição. Não importava qual fosse a necessidade, ele sempre procurou dar o apoio necessário. Nos tempos de Projete, o Mury recebe os alunos fora do horário de trabalho, ou mesmo em sua empresa, para dar orientação e tem demonstrado um carinho impressionante pela escola. Vale ressaltar que, por muitos anos, ele foi o responsável pelo CEDEN (Centro de Desenvolvimento de Negócios) e prestou grandes serviços para trazer novas tecnologias para dentro das salas de aula. Além disso, foi peça fundamental na implantação do Curso Técnico em Equipamentos Biomédicos, repetindo o que já havia feito com o Curso Técnico em Informática. Muitas pessoas não sabem, mas uma boa parte dos kits didáticos que utilizamos por aqui foram feitos por ele, sem cobrar absolutamente nada. Como assessor técnico pedagógico, criou normas e documentos para a Projete e, ao se tornar responsável pelas aulas de sistemas digitais, organizou toda uma orientação para o sucesso do curso. Em resumo, o professor Carlos Mury é uma das pessoas mais importantes e especiais com que a escola teve o privilégio de contar.”
(Carlos Magno Romero Carneiro)

2 comentários:

  1. olá, fui aluno do Mury em 1987. hoje, mesmo trabalhando em uma área muito diferente (sou professor de teatro e educação em fortaleza, na universidade federal do ceará), seus ensinamentos ainda reverberam (outro dia mesmo pensei numa situação que era uma porta OU, hehehe).
    abraços, Mury
    André Magela (ingressante em 1986, de volta redonda)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro André

      Só hoje vi seu comentário.
      Bom saber que a eletrônica digital serviu para você.
      Na realidade é que digo sempre para a "mulecada"..."Isto vai ajudar a desenvolver suas habilidades mentais, não importa a área que vai atuar".

      Felicidades

      Mury

      Excluir