terça-feira, 15 de maio de 2012

Alunos de Santa Rita do Sapucaí participam de competição de robótica nos Estados Unidos

Estudantes mineiros exaltam a experiência e já pensam em novas competições do conhecimento
Alunos da Escola Estadual Doutor Luiz Pinto de Almeida, do município de Santa Rita do Sapucaí, disputaram na Florida, nos Estados Unidos, o mundial de robótica, First Lego League, entre os dias 3 e 6 de maio. Dez alunos da escola, que integra a rede da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, voltaram para casa cheios de planos e com novas perspectivas.

Segundo a coordenadora da escola, Luciana Pires de Carvalho, a viagem foi uma ótima oportunidade para os alunos vivenciarem um intenso intercâmbio cultural, o que resulta em amadurecimento dos estudantes. 

Ainda que não saibam a classificação exata no ranking da competição, que recebeu 60 equipes, a X-factor, nome dado à equipe, acredita ter conseguido uma posição entre as dez primeiras colocadas. A pontuação relativa à última e quinta rodada da competição foi sigilosa. De acordo com Luciana Pires de Carvalho, na quarta rodada de avaliação, a equipe conseguiu 228 pontos em 400, e nenhuma outra equipe chegou aos 300 pontos.

Disputas à parte, os alunos voltaram muito animados em relação à nova experiência e ao aprendizado adquirido. “Vimos projetos muito interessantes. Conversamos com diretores e profissionais de gabarito. Além das amizades que fizemos, especialmente com as equipes da Colômbia e Holanda”, conta a estudante que participou da disputa, Ana Luiza. A coordenadora ainda lembrou que os alunos sentiram a importância de valorizar o aprendizado de outros idiomas. “Muitos voltaram com um desejo aguçado de aprofundarem sua capacidade de comunicação como poder de barganha”, afirmou Luciana.

Agora, os alunos da equipe X-Factor já pensam na próxima etapa da competição, que tem o tema “A terceira idade”. Intitulado Seniors Solutions (Soluções para pessoas da terceira idade), a competição, que será realizada em 2013, já conquistou a atenção dos alunos.

Até lá, os estudantes pretendem dar continuidade ao estudo na área de robótica realizados em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), que concedeu as bolsas de pesquisa aos alunos depois de terem faturado o 4º lugar na competição nacional em março deste ano, em São Paulo.

Segundo a estudante Ana Luiza, que participou pela primeira vez da competição, a experiência trouxe para ela e os colegas não só o desejo de aprofundar a pesquisa na área de engenharia. “Nós fomos para a competição com a mentalidade de um grupo unido por uma obrigação conjunta. Agora, voltamos com uma visão de uma verdadeira equipe em prol de um projeto. Nosso senso de coletividade mudou”, afirmou a integrante do X-Factor

Nenhum comentário:

Postar um comentário