quinta-feira, 14 de junho de 2012

ALUNOS APRESENTAM SUAS INVENÇÕES EM UMA DAS MAIORES EMPRESAS DE TECNOLOGIA DO MUNDO

No dia 01/06, 15 alunos da ETE FMC, acompanhados pelo Professor Fábio Teixeira, visitaram uma unidade da IBM, situada em São Paulo. O objetivo foi promover a troca de informações e conhecer os que os alunos têm produzido em Santa Rita do Sapucaí.
O grupo foi recebido pelo Gerente de Parcerias Educacionais da IBM Brasil, Edson Luís Pereira, pelo Engenheiro Luís Flávio da Silva, responsável pelo projeto de acessibilidade, e por profissionais das áreas de pesquisa e desenvolvimento. Na ocasião, os alunos conheceram a estrutura organizacional da empresa, seus objetivos, posicionamento e o programa de estágio para técnicos. Em seguida, realizaram um teste de gramática em língua inglesa como forma de conhecer um pouco do processo de admissão da IBM - líder global em criação, desenvolvimento e manufatura das mais avançadas tecnologias da informação.

O interesse da multinacional pelos estudantes da ETE FMC surgiu da conquista de diversos prêmios na maior Feira de Ciências e Engenharia do Brasil – FEBRACE. Dos 1500 projetos inscritos, 325 foram selecionados e 5 representaram a ETE FMC. Ao todo, a Escola de Eletrônica de Santa Rita do Sapucaí conquistou 10 prêmios, incluindo o 1º lugar geral em Engenharia.

“Os diretores, gerentes e engenheiros da IBM ficaram impressionados com as idéias, criatividade e iniciativa dos alunos na realização de seus projetos. A escola também foi bastante elogiada pelo incentivo ao empreendedorismo e pela forma profissional com que os protótipos foram desenvolvidos. Este, talvez, seja o nosso grande diferencial em relação a todas as outras escolas do país.”, explica o Prof. Fábio.
 
Troca de Informações

Após o almoço, a equipe de pesquisas em acessibilidade da IBM convidou os alunos a apresentarem seus projetos. Este momento foi muito importante para que os visitantes pudessem trocar conhecimentos e receber inúmeras dicas para evolução de suas invenções, inclusive no que se refere ao registro de pa-tentes e fabricação de produtos. Os projetos apresentados foram: VID – Visão Interativa para Deficientes, Smart Glove – Luva Tradutora de LIBRAS, e CAPPO – Controle Automático de Pressão para Prótese Ortopédica. Segundo relatou o professor Fábio, o gerente de pesquisas em acessibilidade demonstrou grande entusiasmo por receber jovens com idéias tão inovadoras e de simples utilização. “Após conhecer os trabalhos, ele convidou os alunos a iniciarem, de imediato, um estágio na IBM”.

Para a aluna do 2º ano, Rafaela Salomão, a visita foi de grande importância para extrair conhecimentos sobre o mercado de trabalho. “A princípio, fomos muito bem recebidos. Já na entrada, nos deparamos com o logotipo da ETE FMC nos monitores do circuito interno de TV. O clima esteve muito agradável e descontraído. Nós participamos de palestras que focaram as tendências do mercado de trabalho, os tipos de técnicos requisitados e a extrema importância da língua inglesa na rotina da multinacional ”.

Segundo Alexandre Barbosa, Diretor Geral da ETE FMC, a intenção é estreitar, ainda mais, os laços com empresa: “Queremos promover a contratação de técnicos e criar um intercâmbio de conhecimentos que poderá favorecer ambas as partes. Esta é, sem dúvida, uma grande oportunidade para nossos alunos.”
 
Alunos que participaram da visita à empresa IBM

Ana Jéssica Marques Leite
Anna Jorgea Marcelino da Costa
Bruno Moreira F. Mendes
Edson Claiton da Silva Junior
Gabriel Yuki Sakai
Guilherme Rafael Silva
Jaíne Cássia Fonseca Amaral
Joaquim Eduardo de Oliveira
Karine Roland Amorin
Luana Pereira Vaz de Lima
Marcos Henrique Bontempo
Pedro Henrique Ferraz Silvério
Rafaela Faria Salomão
Raquel Elaine Balbina Papa
Welington Borsato Rodrigues
 
IBM Brasil

A IBM, uma das maiores empresas globais de tecnologia da informação, é líder em soluções que envolvem serviços, consultoria, hardware, software e financiamento. Nos seus 94 anos de presença no Brasil, a companhia acompanhou – e muitas vezes orientou - as mudanças e avanços da indústria.

Presente em mais de 170 países, o Grupo opera no modelo de empresa globalmente integrada e emprega cerca de 400 mil pessoas, em todo o mundo. Em 2010, seu faturamento global chegou a US$ 99,9 bilhões.

Anualmente, a IBM investe cerca US$ 6 bilhões em pesquisa e desenvolvimento, com mais de 3000 pesquisadores espalhados em 8 laboratórios em todo o mundo. A trajetória de inovação da empresa tem sido reconhecida internacionalmente ao longo de sua história. Além de cinco prêmios Nobel, seus pesquisadores já receberam diversos reconhecimentos e medalhas importantes nas áreas tecnológicas e científicas.
 

Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário