segunda-feira, 25 de junho de 2012

Trabalho acadêmico estimula alunos para o empreendedorismo

Os alunos do 4º ano curso de Administração da FAI apresentaram o trabalho “Mercado Simulado” da disciplina de Comunicação. Trata-se de uma atividade que agrega a teoria e a prática empresarial por meio de uma metodologia diferenciada que proporciona conhecimentos reais e decisões em grupo. 

O professor, José Renato Silva, propõe os segmentos das empresas e distribui para os grupos, que se dividem em cargos e funções e determinam as ações como: nome da empresa, missão, visão, valores, pesquisa de viabilidade e campanhas de divulgação. O ponto estratégico da atividade “Mercado Simulado” é a busca por investidores, que são formados por outros professores e por alunos do 3º ano de Administração. Os acadêmicos recebem uma cota mínima da moeda fictícia, “Fais”, criada exclusivamente para o trabalho. A partir disso, precisam se mobilizar para convencer os investidores de que a empresa é viável e assim conseguirem mais capital para criá-la. 

A simulação do dia-a-dia da empresa permite que os acadêmicos proponham soluções e estratégias por meio de conhecimentos adquiridos ao longo dos quatro anos do curso. O estímulo permite desenvolver competências como: autonomia, responsabilidade, habilidade para trabalhar em equipe, solucionar problemas, inteirar-se da linguagem do mundo dos negócios e experiências nas áreas contábeis, financeira, pessoas, marketing, produção, logística, responsabilidade social e empreendedorismo.

Durante as apresentações os grupos investiram na imagem da empresa por meio da padronização visual, brindes, exposição de produtos, degustação e panfletos. O aluno, André Luis dos Santos, vê como principal contribuição do trabalho a inserção dos participantes no ´mercado´. “Lidamos com a concorrência fizemos análises financeiras do negócio e trabalhamos o marketing no lançando de nossos produtos. Posso dizer que  o mercado simulado foi um ensaio para os desafios que vamos encontrar em nossa atuação como administradores”.

Uma das empresas criadas para o trabalho foi a “Floricultura Bem Me Quer” da qual o grupo fez questão de inovar na apresentação, fora da sala de aula. A integrante da equipe Natália V. Villar Borsato conta como o “Mercado Simulado” foi gratificante. “Tivemos que pesquisar o mercado de atuação (floricultura), além de fazer a campanha de divulgação da loja e ainda conseguir investidores. Conseguimos perceber na prática o que ocorre no mundo empresarial, identificamos grande competitividade entre as empresas e o quanto ela necessita se esforçar para alcançar resultados positivos”.

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