domingo, 9 de dezembro de 2012

Mesmo com infraestrutura precária, Santa Rita aparece em 87º lugar entre as cidades mais desenvolvidas do Brasil

Quem caminha pelas ruas de Santa Rita logo percebe o estado precário de nosso aparelhamento urbano. Nos últimos tempos, nossa cidade anda encardida, suja, com ruas esburacadas, mato crescendo por todo o canto, pracinhas abandonadas e sem qualquer cuidado. Ainda assim, a cidade aparece na 87ª colocação entre os 100 municípios mais desenvolvidos do Brasil. Caso o índice apresentado pela ISDM (FGV) estiver correto, a coisa está mesmo feia para o Brasil. Afinal, se desse jeito é possível estar entre as 100 cidades mais desenvolvidas, imagina se tivéssemos o básico.
Dessa vez, foi a vez do ISDM apontar a cidade como uma das mais desenvolvidas de acordo com alguns quesitos básicos. Veja o que os dois principais índices de desenvolvimento apontam como relevante para o diagnóstico:

O QUE O ISDM (FGV) MEDEO QUE O IFDM (Firjan) MEDE
Educação: taxa de analfabetismo e taxa de crianças e jovens que frequentam a escola em cada etapa, desempenho na Prova Brasil (MEC)Educação: taxa de matrícula infantil, abandono, distorção idade-série, desempenho no Ideb, taxa de docentes com ensino superior
Saúde e Segurança: taxa de mortalidade infantil, gravidez precoce e mortalidade por causas evitáveis; homicídiosSaúde: número de consultas pré-natal, óbitos por causa mal definidas e óbitos infantis evitáveis
Renda: presença de pobreza e extrema pobrezaEmprego e renda: geração, estoque e salários médios dos empregos formais
Trabalho: taxa de ocupação e formalização
Habitação: coleta de lixo, energia elétrica, água canalizada, esgotamento sanitário, domicílio próprio

Escolha, a seguir, o indicador que lhe parecer mais justo. Se o seu município não estiver entre elas, faça o download do documento contendo todas as 5,5 mil cidades do país, tanto da FGV quanto da Firjan.

Índice ISDM (FGV) - Posição de Santa Rita:

87Santa Rita do SapucaíMG6,02

Índice Firjan de Desenvolvimento:

A cidade de Santa Rita ocupa a 44ª posição na lista dos municípios mais desenvolvidos do Estado de Minas Gerais, ficando na 455ª posição a nível nacional. A cidade obteve 0.7838 pontos, o que significa um desenvolvimento moderado.
O mais interessante foi que a cidade aparece com índice regular no que se refere a emprego e renda, por centésimos. No índice saúde e educação, a cidade obteve alto desenvolvimento.

Clique aqui para acessar a lista completa das cidades.

Fonte: EXAME

Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário