terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

OPINIÃO: Grande quantidade de lixo cai no chão, no momento do recolhimento

Algo que tem chamado muito a atenção - há um bom tempo - é a maneira como o lixo tem sido recolhido em Santa Rita do Sapucaí. Sem qualquer tipo de proteção ou uniforme, os responsáveis pelo serviço de limpeza deixam cair uma grande quantidade de lixo enquanto realizam a coleta, como que se estivessem indignados com o serviço que prestam. 

Por um lado, este é um trabalho que poucos encaram. É preciso correr feito um louco, pegar rapidamente os sacos de lixo e pular de novo no caminhão em movimento. Por outro lado, de que vale as pessoas guardarem o lixo no bolso até encontrarem um cesto se o próprios responsáveis pelo recolhimento deixarem cair uma quantidade considerável, no momento de colocar no caminhão?

A minha rua tem sido um exemplo claro do quanto a via pública fica cheia de detritos, após a passagem dos recolhedores. Se os sacos caem da mão do funcionário, ali continuam. Ao enfiar a mão nos cestos presos aos postes (sem qualquer tipo de proteção contra acidentes) cai um tanto de lixo que ali permanece até a chegada do varredor, no dia seguinte. Do jeito que a coisa tem sido feita, pode colocar 100 varredores que a cidade continuará imunda.

Outro dia, estava passando pelas redondezas do Country Club quando vi um funcionário da prefeitura pegando um saco de lixo que, ao escapar da sua mão, deixou cair dezenas de garrafinhas de água, aquelas de plástico, que se espalharam pelo local. Aquele lixo todo ficou no meio da rua, com uma aparência horrível.

Por este motivo, pedimos aos responsáveis pela limpeza do município que orientem os encarregados da coleta a realizarem seus serviços com um pouco mais de cuidado, segurança e empenho. Sabemos que este serviço é osso, mas alguém precisa fazê-lo. Já que a pessoa decidiu se responsabilizar pelo trabalho, porque não fazer da melhor maneira?

Nenhum comentário:

Postar um comentário