quinta-feira, 21 de março de 2013

Projetos inovadores de alunos da ETE FMC recebem sete prêmios na Febrace

Escola de Santa Rita de Sapucaí/MG, tem três projetos premiados na maior feira brasileira de ciências e engenharia, para estudantes pré-universitários
 
Cadeira que possibilita que deficientes físicos se locomovam na posição ereta; campainha que auxilia a abertura da porta e portões para deficientes auditivos e visuais e um coração eletricamente artificial para ser usado em pesquisa foram os três projetos da ETE FMC - Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa, que integra a Rede Jesuíta de Educação, premiados no último sábado, 16/3, na Febrace 2013 - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo. Os três projetos inovadores receberam sete prêmios, em diversas categorias, e foram desenvolvidos por alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio da escola, localizada no sul de Minas Gerais, em Santa Rita do Sapucaí, conhecida como o Vale da Eletrônica.

A maior feira de ciências e engenharia do País, voltada para estudantes pré-universitários, reuniu 330 projetos (selecionados entre 1.898 inscritos) de 25 estados do País, entre 11 e 14/3, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP. Participante pelo décimo ano consecutivo, a ETE FMC teve seus projetos de cunho social  premiados, resultado da excelência do ensino oferecido pela instituição há 54 anos.

Dois projetos da ETE FMC, a Cadeira Ortostática Dinâmica - C.O.D. e o coração artificial Heart Solution, empataram em 2º lugar na categoria Engenharia (geral) e receberam prêmio da Yale Science Engineering Associação Inc, dos Estados Unidos. A cadeira também recebeu menção honrosa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. “Foi muito gratificante ter nosso trabalho reconhecido. Pretendemos viabilizar o projeto que pode ajudar pessoas com necessidades especiais, inclusive meu pai aprovou o protótipo da cadeira”, diz Walef Robert I. Carvalho, 17 anos, aluno que desenvolveu o projeto pensando no pai paraplégico.
Um dos autores do projeto Heart Solution, Marcos Henrique Martins Bomtempo, 16 anos, recebeu o prêmio Individual. Neste prêmio, 700 alunos da Feira participaram de uma pesquisa de avaliação de conhecimentos científicos. “Estou muito feliz pelos prêmios e pelo fato de uma empresa ter se interessado pelo nosso projeto. Talvez possamos torná-lo realidade”, diz Bomtempo, que é de Bragança Paulista (SP) e foi para Santa Rita do Sapucaí especialmente para estudar na ETE FMC.

A Campainha para Deficientes Auditivos – C.D.A. ganhou Certificado de Honra ao Mérito da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. “O reconhecimento do projeto em meio a tantas outras invenções nos faz acreditar que nosso projeto pode se concretizar”, diz Jaíne Cássia Fonseca Amaral, 16 anos, uma das autoras.

Os projetos foram selecionados no ano passado na ProjETE - Feira de Projetos Futuristas, que acontece há 32 anos na ETE FMC e de onde saem cerca de 200 invenções a cada edição. A escola participa há 10 anos da feira e todos os anos os projetos são premiados e recebem classificação honrosa.

 “Nossos projetos são produtos quase prontos para entrar no mercado. Isto mostra que a ETE é uma das melhores escolas técnicas, com bases científica e humana sólidas, e que possibilita aos alunos capacitação para trabalharem em qualquer posto técnico, industrial, comercial, social ou acadêmico, dentro de qualquer instituição do País e do exterior”, explica o prof. da ETE FMC, Fábio Carli Rodrigues Teixeira.
 
Projetos da ETE FMC premiados na Febrace 2013:

- Cadeira Ortostática Dinâmica (C.O.D.)

Alunos: Walef Robert I. Carvalho, Tales V. Paiva, Thiago Moreira C. Vieira e Ana Flávia de Almeida.

Equipamento móvel criado para beneficiar deficientes físicos. Facilita os movimentos e auxilia a realização de atividades dentro ou fora de casa. Tem a função de colocar o paciente, impossibilitado de andar, em posição ereta e permite a locomoção. Não exige força física. A cadeira visa estimular o usuário e promover a máxima autonomia e independência nas atividades rotineiras, tendo como foco principal inserir o indivíduo na sociedade, respeitando suas limitações.

Prêmios recebidos: Certificado de Honra ao Mérito da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo; Most Outstanding Eleventh Grade Exhibit in Computer Science, Engineering, Physics, or Chemistry – Yale Science Engineering Association Inc. e 2º Lugar Geral na Categoria Engenharia (empate).

- Heart Solution - Criação e interpretação de um coração artificial

Alunos: Alexandre Folquito J. Miziara, Jaqueline Fernanda S. Pereira e Marcos Henrique M. Bontempo

Coração eletricamente artificial, que pode ser usado em trabalhos acadêmicos e experimentais, inclusive por pesquisadores da cardiologia. A iniciativa representa inovadores métodos para a criação de órgãos artificiais e a tendência moderna de automação nos processos médicos.

Prêmios recebidos: e 2º Lugar Geral na Categoria Engenharia (empate), Most Outstanding Eleventh Grade Exhibit in Computer Science, Engineering, Physics, or Chemistry – Yale Science Engineering Association Inc.e Prêmio Individual ao aluno Bomtempo.

- Campainha para Deficientes Auditivos (C.D.A)

Alunos: Giovana S. Inácio, Jaíne Cássia F. Amaral, Jéssica Fernanda da Silva e José Francisco Barbosa

Oferece independência e segurança para pessoas que apresentam deficiência auditiva com dispositivos luminosos e vibratórios que auxiliam a abertura da porta e portões. Quando a campainha é acionada, envia um sinal aos drives que acionaram as lâmpadas.

Prêmio recebido: Certificado de Honra ao Mérito da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

ETE FMC – Desde a fundação em 1959, a ETE FMC (www.etefmc.com.br) passou a ser referência em educação, por abrigar a primeira escola de eletrônica de nível médio da América Latina e a sétima no mundo, que atrai estudantes de todo o País. Atualmente, com cerca de 750 alunos, nos períodos diurno e noturno, oferece os cursos de Automação Industrial, Telecomunicações e Equipamentos Biomédicos, além de Ensino Médio. A região é conhecida como o “Vale da Eletrônica” - referência ao Vale do Silício na Califórnia (EUA) - de onde muitos produtos e sistemas tecnológicos inovadores são lançados para o mercado nacional e internacional. Boa parte deles nasce dentro da escola. 

Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário