sexta-feira, 26 de abril de 2013

CVT/UAITEC OFERECE ATIVIDADES E CURSOS GRATUITOS À COMUNIDADE LOCAL


Grande variedade de cursos gratuitos

Apesar da grande quantidade de cursos, eventos e serviços prestados pelo CVT/UAITEC em Santa Rita do Sapucaí, muitos moradores ainda desconhecem seus benefícios. A cada dia, aumenta o número de crianças, jovens e adultos que descobrem o local e procuram o Bloco 1 da ETE FMC, em busca de novas experiências.
Cursos de idiomas

Os cursos mais buscados pela comunidade em 2013 têm sido os de Inglês, francês, espanhol e português, totalmente gratuitos e interativos. Atualmente, cerca de 250 alunos têm utilizado os cursos de idiomas. A intenção do CVT/UAITEC para os próximos meses é ampliar os benefícios e oferecer, também, cursos de graduação, extensão, pós-graduação, mestrado e doutorado. 

Computadores conectados à internet para uso gratuito

Outros módulos muito procurados pelos moradores de Santa Rita – de todas as idades – são os cursos de informática, cidadania, meio ambiente e os chamados interativos. Para aqueles que não têm internet em casa e desejam utilizar os computadores do CVT/Uaitec para realizar suas pesquisas escolares, o laboratório de informática está disponível em horário comercial e sem qualquer custo. Vale dizer que deficientes visuais também podem utilizar computadores adaptados, disponíveis no local.

Cursos de música, desenho e terapia em grupo

Uma atração muito procurada por aqueles que se interessam por música e querem aprender um instrumento gratuitamente tem sido o curso de flauta – às terças e quartas-feiras – das 9 às 10 da manhã, com o professor Serginho. Em maio, novas vagas serão abertas. A intenção é buscar um número maior de voluntários para que o espaço ganhe outras opções em instrumentos.

Para aqueles que se interessam por desenho e outras expressões visuais, uma modalidade muito interessante tem sido as aulas oferecidas pelo professor Heverton Cleyton, que ensina aos alunos como realizar ilustrações e outras atividades artísticas. Para este módulo, as inscrições continuam a-bertas - na sede do CVT/UAITEC -  e abrange todas as idades.

Outra voluntária que presta seu importante serviço à comunidade santa-ritense é a psicóloga Maria Teresa Freitas de Magalhães, que trabalha questões relacionadas ao luto, ansiedade, stress e outros desafios – em 8 sessões gratuitas, todas as terças – a partir das 16 horas. As inscrições para esta atividade também podem ser feitas no local e estão sempre abertas.
Escolas são bem-vindas no CVT/UAITEC

Uma boa notícia aos professores são as oficinas, comemorações e outras atividades que podem ser oferecidas aos alunos. “As escolas podem solicitar alguma atividade ou inscrever seus alunos em nossos cursos regulares. Estamos sempre de portas abertas a recebê-los afim de promover ações que vão do artesanato a sessões de vídeo e leitura.” – conta Juliana Abrahão, coordenadora do CVT/UAITEC no município.

Jornada contra a dengue

Com o crescimento da dengue no estado de Minas Gerais, um importante trabalho, executado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com a Bióloga Érica Pereira, tem sido a “Jornada contra a Dengue”. A ação, promovida em todas as escolas, tem como objetivo conscientizar as crianças sobre os riscos da dengue e incentivá-las a colaborar na prevenção da proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Espaço para uso comunitário

Juliana Abrahão lembra também que o espaço do CVT/UAITEC está disponível para a promoção de ações educativas. O bem montado ambiente de aprendizado está equipado com salas de reuniões, informática e com um amplo pátio arborizado para ações ao ar livre.

A ETE, entidade gestora do CVT/UAITEC no município, tem se empenhado em oferecer tudo o que estiver ao seu alcance para explorar o potencial do programa implementado pelo governo mineiro, em parceria com a prefeitura. “Estamos abertos a receber voluntários a ensinar música, pintura, desenho, tricô, crochê, trabalhos manuais e outras técnicas. Aqui, nossos conterrâneos têm a oportunidade de dar sua parcela de contribuição no exercício da cidadania e queremos oferecer todo o suporte para que isso aconteça.” – conta Alexandre Barbosa – diretor da ETE FMC.

(Carlos Romero Carneiro)

Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário