segunda-feira, 6 de maio de 2013

Opinião - Onda de estupidez avança sobre Santa Rita do Sapucaí (e pelo interior do país)

Nos últimos dias, uma série de acontecimentos têm promovido discussões nas redes sociais de Santa Rita Sapucaí, dado o teor de violência e insensibilidade de seus autores. O mais comentado, foi o assalto à residência de um senhor de idade avançada e muito humilde, conhecido como José Liberato ou pela alcunha de "Colé Colé". Insatisfeitos em roubar um homem indefeso e de saúde frágil, dois bandidos teriam espancado o vendedor de picolés, deixando nele vários hematomas e escoriações. Enquanto isso, do outro lado da cidade famosa pela qualidade da educação, no Bairro Santo Antônio, vândalos destruíram uma fonte e uma estátua instaladas na pracinha do bairro, mostrando que alguma coisa precisa ser feita – urgentemente – para conter tamanha estupidez.

Na última semana, uma lata foi encontrada no bairro Fernandes e chamou a atenção da vizinhança, dado o seu conteúdo. A cena foi registrada pelo blog “Vale Independente” e chocou boa parte dos moradores com um novo episódio de crueldade. Dentro, havia uma cadela incinerada, possivelmente enquanto ainda estava viva. Como se aquele gesto não fosse revoltante e triste por si só, ao examinar o corpo do animal as pessoas notaram que a cadela estava prestes a dar cria, quando foi assassinada.

Tais gestos demonstram a profunda maldade e egoísmo de alguns de nossos moradores. Tocados pela insensibilidade e materialismo, estes criminosos têm feito com que a população comece a questionar “que tipo de pessoas vivem por aqui” e quais são as motivações para tantos atos desgraçados. Afinal, ainda estamos seguros em um local onde acontecem estas calamidades com tamanha frequência?

Diante dos fatos noticiados, uma série de perguntas começam a ser feitas pela população. Afinal, tais atos seriam motivados pelo consumo desenfreado de drogas, não só no município, como em todo o Brasil? Seria a falta de participação dos pais na educação dos filhos? Seria a falta de amor por um patrimônio que não ajudaram a construir? Seria a falta de punição aos infratores?

Nas escolas, segundo confidenciam muitos professores, a situação anda caótica. Como não podem chamar a atenção dos “pimpolhos”, educadores ouvem barbaridades, ameaças e até sofrem agressões, sem esboçar reação. Expulsar, não pode. Reprovar, não é aconselhado pelo governo. Por outro lado, muitos pais têm delegado a responsabilidade de educar e colocado nas costas dos funcionários públicos o dever de transmitir valores primários como ética, respeito e honestidade.

Outro dia, assisti um vídeo gravado no início dos anos 80 e pude notar como os idosos caminhavam tranquilos por nossas ruas. Era uma época em que as pessoas ainda se conheciam e que os jovens ainda não se irritavam com a fatídica pergunta: “Você é filho de quem, bem?”. Naquela década, a cidade passaria por grandes transformações e começaria a atrair uma boa quantidade de pessoas, em busca de melhores condições. Por outro lado, houve também o êxodo rural e o desejo de melhores salários. Até aí, tudo bem.

Com a melhoria na qualidade de vida proporcionada pela chegada das indústrias, houve um crescimento desordenado no município (daí a necessidade de um plano diretor) e uma política de distribuição de recursos que nos deixaram acostumados a ter tudo na mão (daí o vandalismo). Tais elementos, somaram-se com o aumento do consumo de entorpecentes no mundo inteiro e com o deslocamento da violência dos grandes centros (mais bem equipados) para o interior. Desde então, temos sido agraciados  com uma verdadeira aula de “bons modos” e levantado muros tão altos quanto permitem nossos recursos.

Ao que tudo indica, este texto terá muito mais utilidade de levantar questões do que fornecer respostas. Afinal, é preciso que nossos representantes se reúnam com autoridades estaduais e federais para elaborar um diagnóstico de ação conjunta. Se as mudanças são inevitáveis no país, a saída é produzir um plano para que o mal não saia vencedor nessa disputa. Ainda há tempo.

4 comentários:

  1. Um dos pontos mais importantes citados como causa é, sem dúvida, a impunidade. A polícia deve investigar, descobrir os culpados, incomodar os pais, aplicar punição (talvez até trabalhos comunitários). O importante é não deixar passar em branco porque impedindo, punindo pequenos atos, pode-se fechar o caminho para atitudes/crimes piores.

    ResponderExcluir
  2. Talvez o que têm motivado esses “seres” a cometer tantas atrocidades seguidas de outras, seja a falta de Deus. O Ratinho sempre comentava isso em seus programas e acho que ele está coberto de razões, dizia ainda, que hoje em dia ao invés das mães vestirem as filhas pra ir à igreja, as veste para ir pras “baladas”. Mas agora, mesmo o programa dele está depravado. Outro dia ainda comentava com minhas sobrinhas e cunhados que está impossível assistir um filme sem que pelo menos dois minutos dele tenha alguma cena de imoralidades, novelas cada vez mais “calientes”... Há quem defenda a ideia de que têm que ser exibido, bobagem tentar “tapar o sol com a peneira”, eu, já prefiro sustentar a ideia que tudo tem a sua hora, censura já não existe mais. Não é de duvidar que daqui a pouco tempo, estarão exibindo pornografia à pleno Sol do dia e nas emissoras abertas! Daí, o problema da MODERNIDADE, a geração sem respeito, sem limites, sem caráter! As mulheres, na ânsia de se igualar aos homens, buscam cada vez mais trilhar seus caminhos, independentes, não estão erradas de maneira nenhuma só que, muitas dessas mulheres se esquecem do papel mais importante que elas tem, que é de educar seus filhos, estarem ali, em cima deles procurando saber onde andam, com quem andam e o que fazem! Claro que o papel de educar cabe aos dois, homens e mulheres, mas não sei, tenho a impressão que quando as mulheres ficavam mais tempo em casa, os filhos eram mais bem educados. Hoje, crianças andam perambulando por aí, a solta fazendo o que querem, na hora que querem e com quem seja. Fácil culpar os educadores, governo, TENTAR se livrar de obrigações que cabem somente a eles! A sociedade cada vez mais calada, com medo de denunciar crimes que são cometidos, seja ele um simples furto de uma rosa no quintal da sua casa, ou aqueles com requinte de crueldade! Não é possível que os criminosos façam tudo as escondidas! Não é possível que um vizinho não perceba a falta dessa cadelinha, e não ligue o caso com essa que incineraram, ou barulhos de objetos sendo quebrados! Quem nos dera poder construir nossas casas sem muros e sem grades, somente com um muro vivo? Ao contrário disso estamos cada vez mais enclausurados nas nossas próprias casas ou selas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Não adianta querer que a polícia e os governantes resolvam os problemas. Penso que eles seriam combatidos na raiz, se a mulher parasse de querer se igualar aos homens e percebessem o quão é maravilhoso o seu papel de mulher, mãe e esposa. Ninguém faz isso com tanta maestria como elas e infelizmente muitas estão abandonando esse papel, não tendo ninguém para substituí-las. (NOTA: Também sou mulher). Muita culpa também tem essas porcarias de novelas brasileiras que estão DESeducando nosso povo.(É só sensualidade, sujeira e gente arquitetando crime e traição. Fora a idéia de consumismo que transmitem). E o que se vê nas ruas são crianças e adolecentes sendo vestidas com roupas inadequadas e cantando músicas com apelo sexual. E pais só se importando em dar coisas materiais. Os homens também perderam o rumo. Com tanta periguete no pedaço, que incentivo eles tem em querer ser um futuro pai e guardião de uma família? Resultado: Tudo isso que vemos por aí, falta de PAI, MÃE,de base familiar, drogas, roubos, crimes,etc.
      Alumas soluções: Talvez seria necessário colocar na pauta escolar, uma matéria (não sei se já existe) que mostre às mulheres o seu valor, que eduque os adolescentes para se respeitarem e se valorizarem mais. Talvez mais propaganda que enfatize a importância do papel da mulher, mãe e esposa na sociedade. Que enfatize que o ser é melhor que o ter.
      Este papel de educar, infelizmente está ficando para as TVs brasileiras. E isso tem que parar.
      As famílias estão se desintegrando e a TV está assumindo a educação de nosso povo. Ou seria, a TV já assumiu a educação de nosso povo e as famílias estão se desintegrando? E as consequências dessa nova sociedade estão aparecendo.

      Excluir
  3. A sociedade esta passando por um momento difícil e complicado, pois nossos políticos não fazem absolutamente nada para mudar essas leis do nosso Brasil, a impunidade esta ai para todos verem, os menores fazem o que querem, adultos matam por qualquer preço, a crueldade esta para todos.Nossos políticos locais apenas se vangloriam em dar nomes de ruas, congratulações a pessoas ilustres e o pobre coitado que não e ninguém recebe o que....... apenas ferro.Nossa cidade tem forças policiais, temos uma guarda municipal, temos presidio, emfim temos e não temos nada pois não querem fazer, uns dizem que por força da lei, outros por força da prefeitura que não reconhece seus agentes de segurança assim fica muito difícil mesmo.A sociedade tem que acordar e cobrar ou vamos ter mortes ao nosso redor e depois vamos culpar quem, Deus sera culpado...

    ResponderExcluir