terça-feira, 30 de julho de 2013

Leucotron completa 30 anos Conheça a trajetória da empresa

Quando era criança, Marcos Goulart Vilela matriculou-se em um pequeno curso de reparo em equipamentos elétricos, promovido pela Associação dos Vicentinos. Ao chegar em casa com o certificado, a notícia correu na família e uma vizinha chegou com um liquidificador para ele consertar. No primeiro momento, o menino ficou contente em poder ajudar, mas seu entusiasmo deu lugar ao desapontamento quando percebeu que o problema estava no copo do aparelho, que possuía uma rachadura e precisava ser trocado. Mal sabia que, daquele momento em diante, sua carreira estaria entrelaçada com aquele fato pitoresco e seu futuro conectado à tecnologia, por toda a vida.
Dilson e Marcos, nos primórdios da Leucotron.
Em um tempo em que o Vale da Eletrônica não existia nem no papel, Marcos fez ETE e Inatel, momento em que criou uma forte amizade com Dílson Frota Moraes, natural de Varginha e que veio a Santa Rita em busca de uma carreira promissora.

Ao terminarem o curso de Engenharia, ambos decidiram se mudar para os grandes centros e estavam bem encaminhados profissionalmente quando decidiram montar um negócio. Na verdade, o primeiro produto do que viria a ser a Leucotron, já havia sido criado por Dílson, que abriu uma empresa e teve um lampejo: “Por que eu preciso morar em São Paulo?”. Nessa altura, já estava conversando com Marcos sobre voltar para o interior e encontrou em Paulinho Dentista – o criador do conceito do Vale da Eletrônica – o apoio que precisavam.

No início, a Leucotron era voltada à área médico-hospitalar e seu carro-chefe era um contador de leucócitos. O ano era de 1983 e havia apenas duas empresas minúsculas de tecnologia na cidade (Linear e Eletroteste), que ainda buscavam seu lugar ao sol.
O primeiro barracão da Leucotron.
Como a internet ainda não havia sido “domesticada”, vender seus produtos para hospitais e clínicas significava bater de porta em porta ou participar de feiras pelo Brasil afora. Como a empresa ainda não gerava receita, os sócios alugavam estandes com cerca de um metro de frente. “A estratégia era a seguinte: enquanto o Dílson explicava como funcionava o produto, dentro do estande, eu ficava no lado de fora cercando os fregueses.” – lembra Marcos Vilela.

Nos meados da década de 80, a dupla enveredou-se pelas Telecomunicações e, em dois anos, a Leucotron lançou o seu primeiro PABX. Através de pesquisas de concorrência e análise dos anseios dos clientes, quando o primeiro equipamento da empresa foi ao mercado, possuía mais de 20 inovações que o colocavam muito à frente dos similares.

Aqueles que viveram o início da industrialização no município sabem que, quando as primeiras empresas começaram a se instalar na cidade, não havia prestadores de serviço como solda, montagem, embalagens ou pintura. Isso quer dizer que, caso um empreendimento fosse criado, seria necessário realizar todo o processo que hoje é feito por um conglomerado de empresas de suporte. À medida que o Vale da Eletrônica foi crescendo, algumas das mais importantes marcas locais se originaram das linhas de produção da Leucotron, como é o caso da Enterplak, cujo proprietário adquiriu o setor de montagem e o pagou em serviços prestados. Outra empresa que teve início a partir da iniciativa chefiada por Marcos e Dílson foi a Prodmec, criada pela dupla com equipamentos de usinagem da Leucotron.

Ao longo de 30 anos, a Leucotron sobreviveu e se consolidou como uma das mais importantes empresas do país pela visão estratégica de seus colaboradores e da implementação de uma política de qualidade e gestão que trouxe eficiência e versatilidade ao processo industrial. Através da implementação de uma política de qualidade total (ISO 9001) e da adequação às normas internacionais, os produtos fabricados pela marca tornaram-se competitivos, mundialmente.
Fachada com vista parcial da empresa.
Atualmente, a Leucotron atua em diversos países da América Latina e possui mais de 400 revendas em todo o país. Estes números baseiam-se em uma política para promoção de soluções compatíveis com cada necessidade do cliente. Um exemplo é um sistema criado pela empresa, com tecnologia própria (chamada Nomad) e que permite usar um ramal de PABX no celular, via GSM.

A Leucotron foi considerada, por quatro anos consecutivos, uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil pelos principais rankings nacionais: GPTW (2008, 2007, 2009, 2010) e Revista Exame (2007, 2008, 2009, 2010). A empresa também foi primeira colocada na categoria “redes corporativas”, no Anuário Telecom (2007, 2009, 2011 e 2012) e considerada uma das 25 empresas mais inovadoras do Brasil pela Revista Época Negócios (2009).

(Carlos Romero Carneiro)

5 comentários:

  1. Marcos e Dilson: uma dupla inspiradora!! Apesar da inegável capacidade de inovar e da exemplar visão estratégica da Leucotron, na minha opinião, é na natural capacidade de respeitar - a concorrência, o fornecedora, o colaborador, etc... - que se encontra o grande diferencial desta empresa. Parabéns pelos justos trinta anos de vida!

    ResponderExcluir
  2. Rosangela Vasconcelos1 de agosto de 2013 às 11:14

    Parabéns ao Marcos e Dílson e toda a sua equipe, pelo trabalho desenvolvido por todos esses anos que possam CELEBRAR mais 30 anos

    ResponderExcluir
  3. Em meu nome e do Dilson, bem como em nome de todos os colaboradores da Leucotron, quero agradecer ao Empório de Notícias, na pessoa do Carlos, pela ótima matéria sobre a história da empresa. Também agradeço a todos que nos cumprimentaram pelo aniversário de 30 anos da Leucotron.
    Aproveito para agradecer o Dr. Raul Silveira e a Rosangela Vasconcelos pelos comentários acima e registro que os dois fazem parte da história da Leucotron, em função da grande contribuição profissional que nos deram ao longo destes anos.

    ResponderExcluir
  4. Em meu nome e em nome do Dilson, bem como em nome de todos os colaboradores da Leucotron, quero agradecer ao Empório de Notícias, na pessoa do Carlos Romero, e a todos que nos cumprimentaram pelo aniversário de 30 anos da Leucotron. Da mesma forma agradecemos ao Carlos pelo ótimo texto sobre a história da empresa.
    Ao Dr. Raul Silveira e a Rosangela Vasconcelos agradecemos pelos comentários acima e destacamos que vocês fazem parte da história da Leucotron, em função da excelente contribuição profissional que nos deram ao longo dos anos.

    ResponderExcluir
  5. Carlos de Castro Pena25 de outubro de 2021 às 14:32

    @MarcosVilela, eu tive o prazer de fazer parte de meu estagio mandatorio da ETE no inicio da Leucotron em 1983/84. Foi uma experiencia que me ensinou muito. Tanto na parte tecnica, como tambem na parte de relacionamento humanos! Voce e o Dislon valorizam os funcionarios de uma forma sem igual! (Nao fui demitido mesmo depois de danificar dois motores temporizadores kkkk). Nao eh a toa que a Leucotron eh uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Desde a sua fundacao, voces viram o lado humano do negocio!! Parabens Marcos e Professor Dilson!!! Muito orgulhoso de ter um dia ter pertencido a uma equipe visionaria!!!m Abracos aos Rogerio, Toninho, etc....

    ResponderExcluir