terça-feira, 19 de novembro de 2013

Alienígenas invadem Santa Rita do Sapucaí

Hoje, enquanto caminhava para ir ao trabalho, me deparei com um alienígena todo prateado na Avenida Sinhá Moreira. Ao me aproximar da figura intergalática, tentei imaginar como faria para me comunicar com um ser de outro planeta e me veio à cabeça o cumprimento usado em filmes de ficção científica para dizer que estava tudo em riba.

Assim que cheguei à porta do Ginásio Alcidão, o sobrinho do ET de Varginha - parecido com o Vladas do Bife de Ouro - esticou uma das mãos e falou em português bem claro: "Seja bem-vindo ao planetário, terráqueo." Foi aí que lembrei que havia começado, no dia anterior, um Festival de Criatividade e Inovação conhecido como "Cidade Criativa, Cidade Feliz".

Um convite ao desconhecido

O evento que teve início no dia 18 de novembro - mais precisamente ontem - irá se estender até o domingo com dezenas de atividades para todos os gostos e idades. Ao contrário do que muitos matutam, o bacana de participar de um projeto dessa natureza é, justamente, se aventurar por mundos que temos pouca afinidade. Muitas vezes, é nessa onda de desbravar assuntos diferentes que a criatividade aflora e podemos aplicar soluções inusitadas às nossas vidas, sem fazer os exercícios cafonas do Lair Ribeiro.

Os alunos das escolas, por exemplo, têm recebido incentivo dos professores para participar de palestras sobre turismo, cultivo do café, inovação e criatividade. Quando se conectam com outras temáticas esses garotos têm a oportunidade de aplicar as habilidades em outros campos e ampliar o seu repertório.

Um mundo de atividades
Haverá planetário para visitação de crianças e adultos.
Além do planetário que irá mostrar - em uma instalação bacaníssima montada no Alcidão - como somos pequenos diante desse "universão véio sem porteira", será promovido um tour pela cidade, onde os visitantes poderão conhecer as instituições de ensino, o condomínio de empresas, as usinas da Cooperrita e a Incubadora de Empresas. Outro projeto bem interessante é um curso chamado "Cozinha Brasil", com início às 14h horas, em frente ao campo. 

Vinho 90 pontos em Santa Rita?

O dia está lindo e há muita coisa a fazer. Isso não quer dizer que, ao anoitecer, a caldeirão cultural tenha esfriado, muito pelo contrário. Hoje é dia da aguardada palestra de Diego Parra, vindo diretamente da Colômbia para Santa Rita. Em uma exposição sobre a estratégia adotada na terra de Valderrama para agregar valor ao café e fortalecer o turismo, o estrategista da Sancho BBDO irá mostrar como seu país deu uma guinada e se transformou em referência mundial no setor. Repetindo... isso pode ser interessante do menino que sonha em montar uma venda ao agricultor que busca conhecer as alternativas do seu setor. Criatividade é isso... aplicar soluções inusitadas para algo improvável.

Figuras extraordinárias estarão na Praça Santa Rita

Acreditem... embora não sejam muito conhecidos do grande público, os palestrantes do Cidade Criativa são "caxxca grossa" e têm muita coisa a dizer - seja qual for o seu interesse. Amanhã, a partir das 14 horas, haverá uma palestra com Murillo de Albuquerque que irá contar como a nossa região pode agregar valor à agricultura através da produção de vinhos finos, a exemplo de outras cidades da Região. Santa Rita produzindo vinho 90 pontos... Interessante, não? Também na quarta-feira, às 19 horas, no Inatel, haverá um painel sobre "Tecnologia e Inovação". Na quinta, mais uma palestra sobre criatividade criada para quem quer expandir os horizontes. Um professor da Universidade de Viçosa, Paulo Tadeu fará uma oficina sobre "Cidades Criativas" no Prointec. Aos moradores de Santa Rita, só uma dica: aproveitem ao máximo tudo o que está sendo promovido pelas instituições locais! Participem de todas as atividades possíveis! Vocês só têm a ganhar...
Os mineiros "enganaram a parreira" para produzir vinhos incríveis no sul de Minas. Que tal aprender um pouco sobre esta técnica e sobre as possibilidades de se produzir vinhos finos na região?
Lendas Vivas

O sábado, 23 de novembro, está entre os dias mais agitados e irá apresentar um mundo de atividades. Logo pela manhã, alunos de diversas escolas irão apresentar projetos voltados à criatividades, às ciências e à tecnologia. Às 13 horas, uma grande tenda montada em frente à Igreja Matriz irá trazer algumas das personalidades mais inusitadas de Sucupira! Vocês sabiam que o neto do Zeppelin, inventor do lendário dirigível alemão, mora em Santa Rita? Em meia horinha, ele vai contar como foi que desembarcou em terras brasileiras. Ao seu lado, uma senhora muito simpática que, quando criança, viu de perto do Zeppelin. Também teremos a participação de um curioso pintor cuja especialidade é o universo das abelhas, um pracinha da II Guerra, um sobrevivente dos campos de concentração da Ilha de Java, dois maratonistas santa-ritenses, uma senhorinha de 100 anos com memória espetacular, um monsenhor que acompanhou e participou de quase tudo o que aconteceu por aqui, um historiador membro da família Moreira, dois sobreviventes da queda da ponte que matou diversas pessoas na década de 80 e muito mais. Como todos os outros eventos, este também é gratuito e vai até as 18h.
Quer descobrir como o neto do inventor do dirigível pousou em Santa Rita e conhecer um tanto de histórias bacanas? Não perca, sábado, o projeto Lendas Vivas. É tudo grátis!
O Vale será palco de Festival de Jazz e Soul

A partir das 16 horas, acontecerá em frente à pracinha da ETE FMC outro evento na faixa chamado "Vale Music Festival" com presença de artistas de renome internacional. O destaque vai para Zé Nazário, famoso músico de Jazz que gravou "O Clube da Esquina 2" com Milton Nascimento e tocou com músicos de renome como Hermeto Pascoal e Egberto Gismont. Outra atração muito aguardada é também "Sax on the beats": dupla que reúne um saxofonista e um baterista vestidos de panda e Cavalo, respectivamente.
Não julgue pela cara de cavalo. Os caras tocam muito!
Também na noite de sábado, no Teatro Inatel, haverá o espetáculo Divas, promovido pela Academia de Dança de Andrea Falsarella. Apesar de ser o único evento pago do Cidade Criativa, corra para comprar seu ingresso. Como acontece anualmente - o espetáculo tem sempre capacidade esgotada rapidamente.


Carlos Romero Carneiro

Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário