sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Oficina “Laboratório de Gestão Empreendedora” é realizada na FAI

Nos dias 25 e 26 de novembro, a FAI recebeu o professor da FEA/USP Dr. Antônio Sauaia para ministrar a Oficina Laboratório de Gestão, que contou com a participação de alunos e professores da FAI, além de profissionais das empresas do APL Eletroeletrônico de Santa Rita do Sapucaí. 
Prof. Sauaia e os participantes da Oficina.
O Professor Sauaia possui ampla experiência na área de jogos de empresas, e foi o idealizador de um simulador organizacional chamadoSIMULAB – uma ferramenta WEB integrada ao AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) – que simula situações reais do cenário econômico do país, envolvendo as seis grandes áreas de uma empresa: Planejamento, Presidência, Finanças, Marketing Recursos Humanos e Produção.

A Oficina do Laboratório de Gestão é um jogo de empresas que estimula a pesquisa aplicada, onde as equipes são divididas por experiência ou aptidão em determinada área de uma empresa e cada membro necessita entender as regras de sua área específica para tomadas de decisões em reuniões de conselho.

Com uma proposta diferenciada, o Laboratório de Gestão é a prática de tomada de decisões com uma aprendizagem vivencial.

Na Oficina realizada na FAI cada grupo teve acesso aos dados do cenário econômico de um país e do segmento de aparelhos eletrônicos, já que o cenário escolhido para o jogo foi a simulação de empresas de fabricação e venda de aparelhos MP3 Player em um ambiente competitivo.

Os participantes do jogo deveriam analisar um cenário inicial definido e tomar várias decisões como, por exemplo, volume de produção e definição de preço do produto.

O jogo se deu em quatro rodadas, cada rodada equivalente a um período do ano. “Depois de analisar todas as variáveis, eles tomaram as decisões para o jogo. A cada rodada, o simulador fazia uma combinação com as decisões tomadas pelas equipes e processou os resultados, apresentando as melhores práticas de gestão das equipes”. “A todo o tempo eles estão tomando decisões e visualizando a consequência destas decisões”, comenta Professor Alexandre.

Sauaia, mais uma vez, esteve presente à instituição para coordenar a Oficina e conhecer melhor o cenário empresarial da cidade. Na oportunidade, ele também pôde analisar como o curso Laboratório de Gestão está sendo desenvolvido na Graduação e Pós-Graduação da FAI, pelos professores Alexandre Magalhães e Carlos Alberto Mont’álvão (Na graduação, o Laboratório de Gestão é realizado na disciplina TI para a Gestão, já na Pós-Graduação, ele é aplicado em todas as disciplinas de Gestão).

O Laboratório de Gestão foi aberto para as empresas do APL Eletrôeletrônico, alunos e professores da FAI e das instituições que quisessem participar. Segundo o Prof. Alexandre, a intenção é realizar esse tipo de evento mais vezes no ano. “No próximo ano, pretendemos ampliar o Laboratório de Gestão, com um número maior de empresas participantes e com maior envolvimento dos professores da FAI”.

Alexandre ressalta a importância da Oficina “Trazer o Laboratório de Gestão para FAI é interessante não só para nossos alunos, mas para os empresários da cidade, pois é uma aprendizagem vivencial, onde os profissionais não se restringem aos processos operacionais de uma empresa e sim desenvolvem um planejamento estratégico em um ambiente competitivo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário