segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

ETE FMC irá enviar três projetos para a maior feira de ciências e engenharia do Brasil

Três grupos que se destacaram na última edição da Projete irão representar a ETE FMC na próxima edição da FEBRACE, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. Elaborados com recursos de alta tecnologia, os protótipos aplicam a eletrônica na promoção humana e têm grandes chances de conquistar prêmios. Conheça agora, um pouco de cada deles e saiba como os alunos têm se preparado para a competição.

Robô Interativo para Crianças Hospitalizadas

Primeiro colocado na Projete 2013 e vencedor do prêmio de “Melhor Documentação” da feira, o Robô interativo foi criado para integrar robótica e biomedicina no tratamento de crianças hospitalizadas. Dotado de jogos interativos que abrangem português, matemática e noções de meio-ambiente, o robô ajuda crianças que estão há muito tempo internadas, ou seja, longe das salas de aula, a se divertirem com conteúdos didáticos. Atualmente, o grupo tem cuidado do aperfeiçoamento do projeto que deverá oferecer novas funcionalidades.

Jaine, uma das integrantes do grupo, esteve na última edição da FEBRACE e conta que a experiência foi muito positiva: “Temos a oportunidades de conhecer o que é produzido em outras escolas, trocar informações e conhecer pessoas do país inteiro. Estamos muito empolgadas com a feira e esperamos desempenhar um bom trabalho.”

O grupo é formado por Alessandra Domiciano, Ingrid Alves, Jaine Amaral e pelo colaborador Pedro Moreira.

Avaliador Postural


Segundo colocado na Projete, o “Avaliador Postural” é um sistema sem similares no mercado brasileiro, que permite ao médico fazer uma avaliação prévia e preventiva da postura do paciente, através de uma fotografia. “Nos Estados Unidos existe um equipamento parecido, mas com altíssimo custo.” – conta um dos integrantes da equipe, Pedro Paulo Lima.

A intenção do grupo que desenvolveu o equipamento é produzi-lo, em breve. O protótipo tem funcionado perfeitamente e deverá ser complementado com um aplicativo para celular (App), sob orientação do Professor Álvaro Figueiredo.

Como é a primeira vez que participam de um evento desse nível, os alunos estão muito entusiasmados com a viagem que acontecerá no dia 17 de março, rumo ao Campus da USP, em São Paulo. “Para nós, é uma grande oportunidade de obter visibilidade e troca de experiências. Será muito positivo.” – conta Adriene Magalhães.

O “Avaliador Postural” será representado por Adriene Magalhães, Luis Guilherme Sousa e Pedro Paulo Lima. Ana Beatriz Fontana é a colaboradora do grupo.

Druggist Dispenser


Premiado pela empresa Clear durante a última edição da Projete, o Druggist Dispenser utiliza uma série de recursos para controlar o acesso aos medicamentos em hospitais. Quando o médico gera uma prescrição, suas informações são gravadas na pulseira do paciente através de um código de barras. Ao se dirigir à farmácia do hospital, um leitor óptico fará com que apenas os remédios corretos e na dosagem requerida sejam liberados. Além de informações sobre dosagem, o equipamento transmite informações sobre dietas e dados dos medicamentos, que poderão ser acessados através do uso de um aplicativo para celular.

Segundo os integrantes do grupo, alguns hospitais já demonstraram interesse em implantar o sistema e uma série de adaptações devem ser feitas para colocá-lo em condições de ser comercializado.

O orientador do projeto, professor André Godoy, tem colaborado no desenvolvimento do aplicativo (App), além de orientar no que se refere à parte mecânica. “Aprendemos muito com isso. Hoje, desenvolvemos a habilidade de produzir aplicativos e tomamos contato com outras técnicas, graças a este trabalho”. – Conta Guilherme Almeida.

O grupo é formado por Guilherme Almeida, Lavínia Pinto, Elen Salustiana e pelas colaboradoras Giovana Floriano e Francine Fonseca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário