quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Padre Elcio despede-se da ETE FMC e da comunidade santa-ritense

Santa Rita do Sapucaí, 28 de fevereiro de 2014.

Há dois anos eu chegava à Santa Rita do Sapucaí para trabalhar na ETE FMC. Tinha sido enviado pela Companhia de Jesus para ser mais um colaborador nesse belo trabalho que aqui se realiza. Cheguei com muita alegria e disposição para aprender e colaborar. É verdade que trazia uma pontinha de medo, pela novidade que o trabalho em educação formal representava para mim. Medo que foi logo vencido pelo apoio, paciência e compreensão dos colegas, pelo respeito e confiança dos alunos, pais, professores, diretores e corpo da ETE. Isso aumentou meu ânimo para desenvolver a missão a mim confiada.  Com apenas alguns meses, fui nomeado reitor dessa instituição, trabalho novo e desafiador tanto para mim como para os que estavam trabalhando a meu lado.

Foram dois anos de muito aprendizado. De muito crescimento e de bastante dedicação a um trabalho que não é meu, mas é assumido como missão de todos. O trabalho em equipe, as conversas, as demonstrações de preocupação de muitas pessoas, as sugestões, o trabalho calado e anônimo de alguns, somado ao destacado, porém humilde, trabalho de outros, deu-me a convicção de que a ETE é um patrimônio de todos, sonho e compromisso de muitos, alegria e vida de tantas pessoas. Não é apenas um local de fatigante labor, mas lugar de realização humana, profissional e até religiosa. Estar aqui nesses dois anos foi motivo de muita alegria e satisfação.

A mesma Companhia que para aqui me enviou, agora me destina para Belo Horizonte. Parto levando, nos olhos, lágrimas de saudade; no rosto, um sorriso pela certeza de ter cumprido minha missão; e no coração, a esperança de que é o bom Deus quem me envia e que fará frutificar o trabalho aqui realizado assim como preparará meu futuro caminho.

Agradeço a todos o carinho e amizade nesses anos. Hoje eu me desligo do quadro da ETE FMC, mas ficam as amizades e as muitas lições aprendidas. Meu novo endereço será: Rua José Lins do Rego 337 – Tupi – Belo Horizonte MG. CEP 31842-350, Fone 31 3435 – 2000, e-mail: padretoledo@hotmail.com.

Atenciosamente,

Pe Elcio José de Toledo, SJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário