quinta-feira, 24 de julho de 2014

É menino ou menina? (Por Danlary Tomazini)

- E como é a reação das pessoas quando você fala que vai esperar pra saber?
- Eles falam que eu sou louca. “Como é que você está fazendo para comprar as roupinhas, arrumar o quarto?”

Confesso que sorri quando li isso. Foi um alívio saber que não era nada pessoal; que acontece com outras mães; que as pessoas realmente questionam isso quando você diz que está grávida e não quer saber o sexo da criança. O trecho acima é de uma conversa que tive com a Alessandra Faria. Encontrei-a por acaso através do Facebook, e fiquei contente em saber que eu não era a única em Santa Rita a esperar pela emoção de descobrir o sexo do neném na hora do parto.  

Alessandra tem uma filha de 12 anos e, há sete, tentava o segundo filho. Durante um tratamento para engravidar descobriu que tem SAFI (reagente da doença LUPUS). Na ocasião, descobriu também que uma vida já crescia em seu ventre. O médico se assustou e, diante das circunstâncias, explicou que seria necessário um caríssimo tratamento à base de dolorosas injeções diárias, para manter o bebê vivo. Assim que ela e o esposo souberam, decidiram não olhar o sexo: “A vinda desse bebê foi para acontecer muitas coisas boas em nossas vidas. Saber o sexo deixou de ser importante”, disse Alessandra. E, de lá para cá, a rotina da família mudou, a cada 15 dias ela tem consultas de pré-natal e faz ultrassom pra checar a saúde da criança.
Gravidez parece patrimônio público, todos querem passar a mão na barriga, saber o nome, o sexo, dar palpites. São tantas emoções e não nos damos conta de que a ultrassonografia chegou a Santa Rita em 1984 e, somente em 1988, surgiu a primeira clínica de diagnóstico por imagens. Antes disso, famílias desfrutavam nove meses de expectativas sem se preocupar se o enxoval deveria ser rosa ou azul. Sobreviveram e foram felizes. Assim como o meu bebê e o bebê da Alessandra, um lindo milagre que já completou nove meses de gestação, está com 2,970 kg e se prepara para chegar e irradiar de alegria a vida dessa guerreira família.

Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário