quarta-feira, 23 de julho de 2014

Santa Rita lamenta o falecimento do estimado Padre Guy

A comunidade Jesuíta brasileira perdeu hoje um de seus membros mais importantes: o Padre Guy Jorge Ruffier, SJ.
Ao longo dos seis anos em que esteve à frente da ETE, Padre Guy teve a missão de substituir o saudoso Padre Raul Laranjeira e, desde que chegou a Santa Rita do Sapucaí, integrou-se à comunidade para promover iniciativas nos mais diversos setores.

Quando assumiu a diretoria da Escola de Eletrônica, em meio às transições naturais do início de sua administração, Guy teve que se deparar com uma ameaça de desapropriação do prédio provisório (Bloco 1) da escola e soube tratar o assunto com grande inteligência e estratégia.

Nos anos seguintes, a ETE acabou se tornando responsável pela gestão do CVT (Centro Vocacional Tecnológico), com a missão de oferecer cursos de capacitação para os trabalhadores e jovens locais. Mais uma vez, a atuação do estimado Padre Guy foi fundamental nesse processo e grandes conquistas foram alcançadas.

Com o apoio dos diretores Ialdo Correia, Prof. Alexandre Barbosa e do Pe. Ramon de La Cigoña, a ETE FMC passou por grandes transformações ao inaugurar o Museu da Eletrônica, criar um Centro de Convivência conhecido como Casa da Paz, oferecer uma nova modalidade (Equipamentos Biomédicos), consolidar o ETE Ensino Médio e criar o CEDEN (Centro de Desenvolvimento de Negócios).

Mesmo com todas essas obras, talvez a maior tenha sido a sua atuação junto ao Hospital Antônio Moreira da Costa. Quando soube da situação precária da saúde local, coube ao Padre Guy – juntamente com outras lideranças – criar um ambiente mais profissional dentro da entidade, estabelecer regras para o bom atendimento e implementar um Centro de Diagnóstico por Imagem, inédito no município.

Como se não bastasse essas ações, não poderíamos nos esquecer que o querido Padre Guy também participou de evangelizações na zona rural, realizou missas, casamentos e mostrou aos santa-ritenses que a verdadeira oração é feita de obras.

Em 2012, Padre Guy foi designado pelo Provincial Jesuíta, Padre Mieczyslaw Smyda, a voltar a dirigir o Colégio Anchieta, de Nova Friburgo e lá permaneceu até que um infarto o levou para outras obras.

Sentiremos muita falta deste senhor de cabelos brancos e palavra franca. Para nós, será inesquecível sua firmeza de caráter e transparência nas ações. O que restará será o sentimento de que aprendemos muito e a saudade por termos o privilégio de conviver com um homem tão simples e humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário