terça-feira, 5 de agosto de 2014

Recortes raros contam histórias incríveis sobre Santa Rita do Sapucaí

Nesta edição, fizemos uma visita ao site da Hemeroteca Nacional e encontramos diversas raridades sobre a história de Santa Rita do Sapucaí e de seus habitantes, desde o século XVIII. Você verá, a seguir, uma série de recortes com grande valor histórico.
 A Santa-ritense que queria ser estrela de Hollywood

Em uma das edições da Revista Cinearte, de 1927, uma leitora chamada Dalma Azevedo perguntava como fazer para viajar para Hollywood e se tornar uma estrela. Não conseguimos entender o que, exatamente, ela perguntou, mas a partir da resposta é possível entender mais ou menos como foi a correspondência. 

“Custa, mais ou menos, uns dois contos e poucos mil Réis. De Nova York a Los Angeles, terá que fazer uma viagem de trem, que dura 4 dias e 4 noites e a passagem não é nada barata. Também pode ir por mar. Quer um conselho? Fique por aqui mesmo. A vida dos “extras” em Hollywood está cada vez mais difícil, ainda mais agora com os filmes falados. Procure primeiro tomar parte em cena de qualquer filme brasileiro. Você terá tempo em escolher nomes artísticos. Sugiro que você leia uma gramática ou vocabulário de língua inglesa. O que escreveu não está certo.”

O Pároco esfaqueado 

Em um recorte sem data, o Jornal Arauto de Minas publicou a notícia de um Pároco santa-ritense esfaqueado. Veja a nota, a seguir:

“No mesmo dia em que, na cidade do Turvo, caiu mortalmente ferido pelas mãos de um louco o virtuoso vigário dessa paróquia, lemos no “Jornal de Pouso Alegre” que encontra-se gravemente enfermo por uma facada o Revmo. Pároco de Santa Rita do Sapucahy, Padre Antonio Ribeiro da Luz, ex-deputado provincial pelo 11º Distrito.

Damos, a seguir, a notícia do “Jornal de Pouso Alegre”, assim recebida:

Na hora de entrar esta folha para o prelo, fomos informados que, uma da madrugada, seguiram-se para a freguesia de Santa Rita do Sapucahy, do termo de São Gonçalo, os Srs. Cônego Vicente de Mello César e o Dr. João Antônio de Freitas Lisboa, a chamado do Vigário daquela freguesia, Padre Antônio Ribeiro da Luz que consta haver recebido uma facada. Ignoramos os pormenores.”

O menino morto por um foguete

Outra notícia muito interessante foi publicada no jornal “Rio News”, no dia 15 de dezembro de 1885, que relatava a morte de um menino em Bela Vista. O periódico mensal publicado em inglês trazia a seguinte nota:

“No dia 8 último, um menino de 17 anos foi morto por um foguete em Bella Vista, próxima a Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais. O foguete foi disparado horizontalmente e a chama foi conduzida ao pulmão direito da infeliz vítima “

A primeira fábrica de Santa Rita?

O Jornal “O Abaeté” publicou uma nota um tanto curiosa, no dia 28 de maio de 1905, sobre um tal Coronel César Panain. Até então, não tínhamos notícia de uma fábrica de manteiga na cidade, nesse período, e nem conhecíamos o referido empresário:

“Só neste mês, o industrial Coronel César Panain exportou pela Estação de Santa Rita do Sapucahy, 3153 quilos de manteiga.”

Queria ser santa-ritense e resolveu “puxar a cerca”

O Jornal “O Itamontano” de 12 de setembro de 1848 publicou uma ata da “Sessão de 18 de agosto de 1848, da Assembleia Provincial de Minas” em que um deputado falava sobre problemas gerados em torno das divisas de Santa Rita do Sapucaí e criava um artigo para definir os novos limites.

“Assembleia provincial de Minas – 18 de agosto de 1848 – Presidência do senhor Bhering.

O Sr. Magalhães – Sr. Presidente, existindo algumas dúvidas entre os moradores de Santa Rita da Capituba, ou do Sapucahy, por não se saber bem quais sejam as divisas entre esta freguesia e da de São Sebastião da Capituba. Ao criar-se a paróquia de São Sebastião, creio que por convenção ficou sendo divisa entre as duas freguesias um riacho denominado “Ribeirão Vermelho”. Acontece que um morador, que está aquém do ribeirão, por ser da paróquia de São Sebastião não quer pertencer a esta, mas sim da de Santa Rita, onde está empregado como eleitor e como Juiz de Paz. Desejando remediar os males que estão estas dúvidas ocasionando e ainda mais porque não julgo coerente com as leis que, sem a decisão dessa assembleia, marcam divisas ao seu bel prazer, venho submeter à consideração da casa o projeto que passo a ler:

Assembleia Legislativa Provincial resolve: Art. Único. A divisa entre as freguesias de Santa Rita do Sapucahy e a de São Sebastião fica, de agora em diante, pelo ribeirão denominado Capitubinha, começando na barra deste com o Sapucahy e subindo até suas cabeceiras a encontrar a linha divisória entre as duas mencionadas freguesias e de Santa Rita.”

No mesmo número de “O Itamontano”, o projeto de Lei número 16, sobre as divisas entre as freguesias de Santa Rita do Sapucahy e de São Sebastião foi dado por discutido, aprovado sem debate e remetido à Comissão de Estatística.”

Fica José Maria!

No jornal “Diário de Minas”, do dia 8 de março de 1889, uma nota informava sobre o interesse dos habitantes de Santa Rita em manter o Pároco na cidade:

“Os habitantes de Santa Rita do Sapucahy, nesta província, sabendo que pretendia retirar-se dali o vigário José Maria Rabello, reuniram-se à casa do mesmo para pedir a sua continuação na freguesia.

Nessa ocasião, dirigiram ao Exmo. Sr. Bispo de Mariana um abaixo assinado de 134 cidadãos daquela localidade no sentido de não atender ao pedido do Revmo padre Rabello.”

Inauguração da Estação Affonso Penna

No dia 22 de abril de 1894, o “Jornal do Turvo” publicava uma nota para anunciar a futura inauguração de uma estação em Santa Rita:

“O Sr. presidente do estado comunicou ao diretor da Estrada de Ferro Sapucahy estar dando grande impulso às obras de construção daquela importante estrada férrea, em execução do contrato de 18 de dezembro do ano passado. Grande quantidade de trilhos tem sido remetida para o ponto em construção, já estando em atividade o assentamento dos mesmos.

A diretoria da estrada espera poder, até o fim do corrente mês, inaugurar duas estações, além da de Piranguinho, ponto terminal da linha em tráfego, que assim ficará aumentada em 36 quilômetros. As duas estações, cuja inauguração será possível realizar-se são as de Ribeirão Vermelho e a da cidade de Santa Rita do Sapucahy.”

(Carlos Romero Carneiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário