quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Um hermano entre nós (Por Danlary Tomazini)

Nas cidades onde os jogos da Copa aconteceram, ter a presença de estrangeiros foi uma sensação tão grandiosa quanto o Mundial. Os forasteiros foram motivo de atenção dos brasileiros que se empolgaram com a diversidade cultural concentrada no mesmo lugar.
Enquanto isso acontecia, nossa Santa Rita permaneceu quase silenciosa, sem mostrar tanta empolgação pelo evento polêmico que marcou a história do Brasil. Mas, quer saber? Somos privilegiados. Não precisamos de nenhuma festa em grande escala para atrair diferentes povos. Temos nossos próprios gringos. 

Alguns apenas passam, outros resolvem ficar e fazer da nossa cidade seu lar definitivo. São chilenos, angolanos, australianos, britânicos, argentinos. Sim! Temos um argentino entre nós. Há quem diga que o fiasco da seleção na Copa é culpa dele e da sua torcida por nosso país.

Ariel Galarza, 32, encara as piadas e brincadeiras com sorrisos e gentileza. Ele, a esposa Gláucia – brasileira – e o filho, vivem há cinco anos em Santa Rita. Escolheram aqui para morar devido ao interesse por eletrônica e a admiração pelo trabalho social desempenhado pelos Jesuítas. Mas cursar a ETE foi um desafio. Sem entender nada de português, Gláucia se matriculou e o ajudou a acompanhar os estudos. “Os seis primeiros meses foram os mais difíceis. Tinha dores de cabeça e vontade de largar tudo, pois não entendia nada que o professor e os alunos falavam.”, conta ele.

Ariel se considera 50% brasileiro e não imagina voltar a alguns hábitos de sua cultura. Adora a variedade da comida mineira e não dispensa acrescentar frutas às refeições principais, coisa que não acontece em Formosa, sua terra natal, onde predomina uma dieta à base de sopas e cada alimento tem uma ordem para ser consumido.

Pois é, Ariel. Foi enriquecedor saber um pouco mais sobre sua cultura e história. É um prazer ter pessoas como você e sua família vivendo em nossa querida cidade. Mas, diferente de você, em termos de futebol continuarei olhando torto para a seleção de seu país, ok? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário