sábado, 6 de setembro de 2014

Diário do Comércio: Faltam leitos em Santa Rita do Sapucaí

Os 12 mil visitantes que passaram pela 13ª edição da Feira Industrial do Vale da Eletrônica (Fivel), promovida pelo Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel), em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, tiveram que buscar opções de alojamento fora da cidade.

Apesar de ter um constante fluxo de turistas de negócios, a rede hoteleira da cidade ainda é insuficiente, não chegando a oferecer 300 leitos. Os visitantes se valem da rede dos municípios próximos, especialmente Pouso Alegre. 

Devagar, entretanto, a situação começa a ser olhada com outros olhos tanto pelo poder público como pela iniciativa privada. Em 2010, foi criado o Conselho Municipal de Turismo (Contur), que orienta a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo nas ações de incentivo ao setor.

De acordo com o secretário, José Norberto Dias, além do viés de negócios, o turismo de aventura e religioso merecem atenção em Santa Rita. "Nossa maior força está no turismo empresarial, mas ainda não somos capazes de receber todos em grandes eventos como a Fivel (13ª edição da Feira Industrial do Vale da Eletrônica - Fivel, que aconteceu entre 3 e 5 de setembro). Temos nos qualificado e a oferta de leitos e de todos os serviços que compõem a cadeia do turismo tem crescido. Estamos muito próximos a Pouso Alegre e isso, por vezes, atrapalha o nosso desenvolvimento porque os vizinhos já têm uma tradição de receber esses turistas", explica Dias.

A Serra de Bela Vista atrai aventureiros que gostam de natureza, caminhadas e saltar de parapente, especialmente nos fins de semana. Já o Santuário de Santa Rita de Cássia é ponto de peregrinação, atraindo durante a festa que acontece em maio cerca de 20 mil pessoas.

Bem mais mundano, o Carnaval também tem se tornado uma das festas mais importantes do calendário, atraindo turistas de todo o Brasil. O Bloco do Urso, entidade particular, chega a colocar até 12 mil pessoas em seu espaço próprio nos três dias de folia. A promessa para 2015 é a presença da cantora baiana, Cláudia Leite. O Carnaval popular também lota as ruas de pessoas, com desfiles de blocos e escolas de samba.

Integração - Santa Rita do Sapucaí faz parte do Circuito Turístico Caminhos Sul de Minas, junto com Conceição das Pedras, Cristina, Delfim Moreira, Itajubá, Maria da Fé, Marmelópolis, Pedralva, Piranguçu, São José do Alegre e Wenceslau Braz. "Integramos a política estadual do turismo por meio do Circuito. Essa nossa associação é muito atuante e estamos buscando benefícios para a região", garante o secretário.

Visão otimista também tem a diretora da agência receptiva Culturale, Patrícia Faustino. "Temos três segmentos: negócios, aventura-lazer e religioso. Existe um grande potencial, e temos pessoas qualificadas. Agora faltam investimentos em equipamentos. Os próprios habitantes se esforçam para ajudar, saem das suas casas e alugam quando o fluxo de visitanes é muito forte. Acredito que investir na cadeia do turismo em Santa Rita do Sapucaí é um bom negócio", afirma Patrícia Faustino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário