quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Um novo começo (Por Danlary Tomazini)

É do conhecimento de muitos o período em que minha mãe e eu moramos na favela ou nas ruas de São Paulo e de Santa Rita do Sapucaí. Antes de optar por fazer uma trajetória que, para alguns, é impensável, tivemos que dispor de todos os bens materiais que possuíamos. Algumas coisas doamos, mas, na maioria, decidimos colocar fogo. Sim, algo incomum. Isso foi um marco em nossas vidas, determinando um recomeço. Nem por isso foi fácil. Levamos dias decidindo o que queimar, o que doar e, principalmente, desapegando-nos de tantas coisas que faziam parte de quem éramos. Coisas que valiam muito em dinheiro, outras que valiam muito para a emoção. Chorávamos enquanto víamos tudo transformado em cinzas e, até hoje, quando conversamos sobre isso, sinto um aperto no coração. 
Foi esse aperto que senti no dia 16 de agosto de 2014 quando, pela manhã, me deparei com duas negras nuvens de fumaça pintando o céu. Angústia em pensar nas perdas que alguma família estava sofrendo naquele momento. Um sentimento equivalente a nada, se comparado ao daqueles que, ao contrário de nós, não escolheram passar por aquilo.

O incêndio que aconteceu no Depósito de Reciclagem Sapucaí marcou a história de Santa Rita. Não só por ser um evento trágico que teve alcance dos meios de comunicação, ou ainda, por mostrar a solidariedade de muitos que,  como podiam, auxiliaram para conter as chamas, ainda sem a presença dos bombeiros. Esse incidente revelou uma família que não se entregou ao luto de perder seu meio de sobrevivência. 

Fábio e Vania Silveira, donos do depósito, não se envergonharam em recomeçar quase do zero. Estavam de volta, um dia depois, colocando a mão na massa como sempre fizeram, distribuindo sorrisos, gentilezas e boas palavras, seja aos clientes, funcionários ou àqueles que, de alguma forma, procuraram ajudar. Não importa o tempo que levar para que todos os prejuízos materiais sejam ressarcidos. O mais importante está feito: deixaram um exemplo a mais de perseverança e união na história da nossa cidade.

Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário