quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Infância em Santa Rita (Por Hermann Nass)

Nasci em Santa Rita do Sapucaí, uma cidade cercada por fazendas de café e de gado, situada nas montanhas de Minas Gerais. O Vale do Rio Sapucaí, que corta a cidade, é conhecido também como centro de formação e desenvolvimento nas áreas de eletrônica e telecomunicações. Hoje, Santa Rita é uma próspera cidade do interior, com cerca de 40 mil habitantes, com excelente ensino e qualidade de vida acima da média. 
Quando criança, eu brincava pelas ruas de Santa Rita com primos e mais primos. Minha avó era a matriarca de sete filhos, cada qual com sua prole generosa. A mais velha, Regina, tinha outros sete filhos; Aída era mãe de três garotos na minha faixa de idade; Joel e Oswaldo tinham dois filhos cada. Juntando com os três da minha mãe, Célia, dava uma garotada animada. Entre as brincadeiras prediletas da meninada estava pescar lambari ou passear às margens do Rio Sapucaí. A gente só não chegava perto do rio no verão, época de chuvas fortes e abundantes. Os mais velhos nos contavam histórias trágicas de trombas d’água terríveis, que arrastaram gente e destruíram casas e pontes. Os raios também eram assustadores. Tínhamos medo e ficávamos aninhados perto da vovó Helena, como pintinhos protegidos pela galinha. A luz sempre acabava e ninguém se mexia. Pegar em metal, como faca ou panela, nem pensar! Atraía raio.

Quando a tempestade passava, era hora de conferir os estragos. O mercado velho sempre inundava, tanto que acabou sendo demolido e reconstruído em um lugar mais alto. Mesmo assim, a chuva desse começo de ano também atingiu o novo mercado, além de grande parte da cidade que surgiu lá na “vargem”, às margens do rio cor de calda de chocolate, bem naquele lugar onde nós gostávamos de brincar quando crianças.

(http://fiapodemanga.blogspot.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário