terça-feira, 26 de maio de 2015

Forma como Santa Rita lida com as artes na educação é capa da Revista Nova Escola

Santa Rita do Sapucaí é destaque de reportagem da Revista Nova Escola. A aluna que ilustra a capa e a reportagem estuda na Escola Municipal Valéria Junqueira. Veja, a seguir, trecho da matéria em que exemplo local é citado.
O que é arte? Onde pode ser encontrada? Quem é capaz de apreciá-la? Quem a produz? Ao pensarmos nessas perguntas, é natural que evoquem respostas associadas ao universo da cultura erudita. Arte é um quadro de Portinari, uma sinfonia de Mozart, um filme de Godard ou uma coreografia de Deborah Colker. Habita museus concorridos, refinadas salas de concerto, cinematecas cult e teatros renascentistas. Está à disposição de uns poucos privilegiados dotados de sensibilidade aguçada para decifrar suas mensagens. E, sobretudo, é realizada exclusivamente por indivíduos geniais, predestinados, únicos. Em uma palavra: para ser artista, é preciso ter um dom.

Nessa trajetória, um primeiro passo é pôr a turma para enfrentar desafios artísticos. Cabe ao professor apresentar a provocação, como faz Maria da Paz Melo, docente da Escola Municipal Valéria Junqueira Paduan, em Santa Rita do Sapucaí, a 386 quilômetros de Belo Horizonte. Seus alunos, cujas fotos e obras ilustram esta reportagem, precisam lidar com situações como desenhar o movimento de fios e barbantes pendurados no teto. Além de recorrrer a questionamentos que envolvam aspectos técnicos, é possível desafiar abordando um determinado tema (a sensação de viver numa grande cidade), estudando a fundo um movimento artístico (o renascimento italiano) ou investigando como se estruturou a produção de arte em um certo lugar (a confecção de máscaras nas tribos africanas). O objetivo é levar a garotada a mergulhar no contexto de produção e conhecer como se expressam os artistas.

Veja a matéria inteira aqui.

Oferecimento:Zomng!

Nenhum comentário:

Postar um comentário