quinta-feira, 28 de maio de 2015

O trabalho de Dona Chica (Por Danlary Tomazini)

Em um dia qualquer, depois de uma tarde passeando pela Festa junto com as crianças, sentei para descansar e peguei carona na conversa alheia. Dona Chica – que há 17 anos vende seu artesanato próximo ao coreto e parece conhecer todos na cidade - contava um de seus muitos causos e histórias sobre Santa Rita do Sapucaí e os fatos me deixaram curiosa. Ao terminar, indaguei: “E a Festa, Chica? Tem muita história?” A resposta rendeu assunto. Chica me deu uma aula de contos santa-ritenses, enquanto ela própria, cheia de nostalgia, por vezes com os olhos marejados, relembrava detalhes da sua infância. 
A festa não foi sempre assim, disse ela. Houve tempos em que as barracas eram montadas circulando a Praça da Matriz e romeiros vinham de fora somente para celebrar o aniversário da Santa com os cidadãos daqui. Sinhá Moreira contratava cozinheiras para preparar o almoço do dia 22, que era servido na praça, para quantos pudessem comer. Enquanto os mais velhos se serviam, moços e moças circulavam em uma discreta paquera. Já as crianças, ficavam aguardando, ansiosas, por aqueles que depositavam donativos na urna da imagem que ficava em frente à igreja velha, somente para retirar alguns trocados para si, seguidos de um “com licença e obrigado” para a Santa, antes de irem felizes (e um pouco pecadoras) comprar cartuchos de doces e outras novidades. Nada de eletrônico nessa época. O que fazia sucesso entre a garotada eram os vestidos de chita e as pequenas galinhas de madeira que, quando apertadas, expeliam um ovo.

Confesso que em meus primeiros anos aqui, não entendia muito bem a Festa de Santa Rita. Sou de outra terra, de outras festas. Mas, ainda que os tempos sejam outros, ouvir essas histórias, ver pessoas em volta participando da conversa e saudosamente recordando, enquanto meus próprios filhos ficavam curiosos e extasiados com todo o ar de novidade que invade nossa cidade no mês de maio, me colou um sorriso no rosto e entendimento no coração. Finalmente, o tempo de barraquear chegou!

Oferecimento: Supermercado Avenida - Unissul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário