quarta-feira, 3 de junho de 2015

Imagens raras desvendam a história da Maçonaria em Santa Rita

Tivemos acesso a fotos raríssimas que ilustram a história da  Loja Maçônica Caridade Sul-Mineira e que nos ajudam a conhecer como foi uma das festividades desta entidade fundada em Santa Rita do Sapucaí, no ano de 1898. 

Foto 1: Na primeira fotografia da Caridade Sul-Mineira de que se tem notícia, datada dos anos 20, conseguimos reconhecer alguns de seus membros:
1) Antônio de Assis Longuinho
2) Carmelo Carneiro de Abreu
3) Caetano Antônio Marques
4) João Torres
5) Manoel Pereira Bernardes
6) João Pereira Pinto
7) Joaquim Carneiro de Abreu
8) Aldo Carneiro de Abreu 

Foto 2: O prédio da “Caridade Sul-Mineira” foi construído de 1934 a 1936. Conta-se que suas formas foram inspiradas em um castelo medieval que os maçons, José Garrido e Amâncio Paiva, viram em um filme que estava em cartaz. Para criar o esboço tiveram que assistir ao filme diversas vezes.
Foto 3: Muito rara, a imagem datada de 1937 mostra uma pouco conhecida Escola Maçônica General Moreira Guimarães. Não temos ideia do local onde ela foi captada mas, a julgar pelos traços e pelo pouco que pudemos ver do interior, suspeitamos que seja na própria Loja, recém construída.
Foto 4: Datada de 1962, vemos a posse do senhor Clemenceau Miranda como presidente da Loja e sua gestão duraria até o final do ano seguinte. Na imagem, há cerca de 35 maçons paramentados, tendo uma bíblia ao centro e um altar, ao fundo. No canto direito, há um homem vestido com um avental branco sobre o terno, o que indica que ele era um “iniciante”.
Foto 5: Vemos, na imagem seguinte, uma guarda de honra formada por maçons que empunhavam espadas para dar boas-vindas ao Grão Mestre Athos Vieira de Andrade. Se dentro dos templos seu cargo corresponde a uma espécie de Presidente da República, em sua vida comum, ocupou os cargos de Deputado Estadual e Federal pelo Estado de Minas Gerais. Detalhe interessante é que, a julgar pelas portas do templo encontrarem-se abertas é um sinal de que a sessão era aberta ao público.
Foto 6: Sentados, na parte alta do templo, vemos os senhores Antônio Teles Sobrinho e Clemenceau Miranda, à frente. A notar pela mesa ao fundo ter sido ocupada por um visitante, há evidências de que a cerimônia teve seus principais cargos ocupados por maçons de alta patente, vindos de outras cidades.
Foto 7: Vemos os Maçons Antônio Lemos Carneiro, um visitante de Pedralva, Edson Marques e o artista João de Abreu.
Foto 8: Em imagem captada fora das sessões, vemos os jantares após as reuniões, em que santa-ritenses ilustres podem ser vistos em momentos de confraternização, conhecidos no meio Maçônico como Ágape.
Fonte: Arquivo fotográfico da Loja Maçônica “Caridade Sul-Mineira” de Santa Rita do Sapucaí.

Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário