quinta-feira, 16 de julho de 2015

Representantes do Funttel acompanham a implantação do Centro de Referência em Radiocomunicações do Inatel

O Inatel recebeu nesta terça-feira, dia 9 de junho, dois representantes do Funttel, o Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações. O Diretor de Indústria, Ciência e Tecnologia do Ministério das Comunicações e Secretário Executivo do Funttel, José Gustavo Sampaio Gontijo, e o Secretário Executivo Adjunto, Eder Eustáquio Alves, conheceram a implantação do Centro de Referência em Radiocomunicações - CRR, criado em parceria com o Ministério das Comunicações e FINEP, com recursos do Fundo.
O CRR reúne pesquisa científica, inovação e desenvolvimento tecnológico na área de radiocomunicações, especificamente comunicações móveis em 5G, comunicações via satélite, acesso banda larga sem fio e radiocomunicação ponto a ponto. O projeto de criação do Centro de Referência em Radiocomunicações foi assinado em dezembro de 2014 e sua implantação resultou na contratação de vários pesquisadores, além dos profissionais que já atuam no Inatel, totalizando mais de 30 pessoas voltadas para o trabalho de PD&I.

Durante a visita, os representantes do Funttel conheceram os laboratórios e as pesquisas que já integram o Centro, como o Inatel ICT Labs, que concentra as pesquisas da Internet do Futuro – NovaGenesis, que prevê a criação de uma nova arquitetura de Internet; o WOCA Inatel Labs – que atua nas áreas de antenas, radares, comunicações ópticas e fotônica de micro-ondas; e os laboratórios de Rádio Cognitivo, que concentram as pesquisas nessa área e do projeto Lambda, sobre sensoriamento espectral. O Secretário Executivo Adjunto, Eder Eustáquio Alves, destacou a proximidades dos laboratórios envolvendo o CRR. “Isso traz uma sinergia, uma cadeia de compartilhamento de informações que pode trazer resultados acima do que estamos esperando”.

De acordo com Diretor de Indústria, Ciência e Tecnologia do Ministério das Comunicações e Secretário Executivo do Funttel, José Gustavo Sampaio Gontijo, a escolha do Inatel para sediar o Centro de Referência no Brasil foi devido a expertise do Instituto na área de telecomunicações ao longo dos 50 anos. “O Inatel tem no DNA dele telecomunicações e, acima disso, tem mostrado ao longo de sua história a capacidade de propor projetos de alta relevância para a sociedade brasileira e formar profissionais do mais alto nível, que estão espalhados nas principais instituições e empresas do país”.

Gontijo reforçou o objetivo de tornar o CRR uma âncora para influenciar e apoiar projetos em empresas, universidades e outros centros de pesquisa. “Há um potencial enorme de levar resultados não só para o país, mas para a própria sociedade mundial, influenciar nas novas tecnologias que serão usadas no mundo inteiro”. O projeto prevê o repasse de R$ 20 milhões pelo Funttel ao longo de 36 meses de trabalho. As soluções encontradas serão transferidas para o mercado por meio de empresas e indústrias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário