terça-feira, 11 de agosto de 2015

Conheça os destaques da terceira edição do Cidade Criativa

Dizem que quando Eddie Vedder, o vocalista da banda Pearl Jam, soube do movimento cultural que acontece anualmente em Santa Rita do Sapucaí, teria dito: “It´s revolution, baby!”. E não é para menos: nos 30 dias de evento, a cidade promoverá 30 apresentações musicais, 30 palestras, 15 intervenções urbanas, 15 festivais e seminários, além de 4 eventos esportivos. Muitos se perguntam qual é o segredo para que uma cidade de 40 mil habitantes salte da economia agrícola para a tecnologia e, em seguida, reúna esforços em torno das artes. A verdade é que está no DNA de seus habitantes a essência da construção de valores. Se não existe, eles não veem dificuldades em criar. Aconteceu quando o local era apenas um pântano, tornou a ocorrer na criação das escolas de tecnologia e no processo de industrialização. Vemos novamente com o “Cidade Criativa, Cidade Feliz.”
Há muitas teorias sobre as origens empreendedoras dos santa-ritenses. Seria obra do acaso ou a “santa dos impossíveis” tem inspirado seus habitantes a botar as mais ousadas ideias em prática? Historiadores preferem se apoiar na união dos habitantes para resolver problemas comuns.

Nessa mistura entre lógica e intuição, tecnologia e arte, guitarras e chips, muita coisa pode acontecer. Como boa parte das pessoas ainda não conseguiu ter uma visão macro do movimento e de suas possíveis consequências para uma comunidade acostumada a conviver com a lógica, talvez não tenha mensurado o que pode resultar quando o empreendedorismo encontra a criatividade.

Para viabilizar as atividades que acontecerão diariamente no mês do cachorro-louco e das queimadas das nossas matas nativas, existe um grande esforço de escolas, entidades, prefeitura e suas secretarias, Câmara, indústrias, comércio e dezenas de voluntários para que o evento aconteça. “Cada um carrega o seu piano. Tem uma boa ideia? Faça acontecer.” - conta um dos participantes, que preferiu não se identificar.

Neste ano, um bom número de atrações estão engatilhadas para tirar da caixa todo mundo que se liga em alimentar o espírito. O musical Hair, fruto de uma ousada interação entre um grupo de dança, uma banda, um coral e um grupo teatral está praticamente pronto para a estreia. Em sua terceira edição, o Vale Music deve trazer jazz e blues à praça no dia 15 e será acompanhado por uma feira gastronômica.

Outra atração muito esperada é o Cinema no Pano que, desta vez, acontecerá em uma escola rural. Haverá também um encontro de grafite, o arte no muro, o Cozinha Brasil e outras atividades espalhadas pelos diversos bairros.

Desde que o Samba é Samba

Produzido pelo Bloco dos Democráticos, o projeto “Desde que o Samba é Samba” fará um passeio pela história do gênero, enquanto cria referências à trajetória do Bloco que já soma 80 anos de existência. Agendado para 16 de agosto, às 19h30min, no Teatro Inatel, o espetáculo contará com a participação do grupo “Samba Brazucas” e de outros convidados. Os ingressos custam 10 Reais e podem ser adquiridos na redação do Empório de Notícias ou com os comissários de vendas.

Para saber mais

Vai acontecer muito mais. Para conhecer a programação completa, acesse o site www. cidadecriativacidadefeliz.com.br.

(Carlos Romero Carneiro)

Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário